PARA LER 30/01/2018 - 07h00

Conheça cinco quadrinistas contemporâneos em evidência

No Dia do Quadrinho Nacional, as Revistas O POVO selecionaram artistas em destaque no Brasil e no Ceará. Pesquisador na área avalia o cenário atual do segmento no País
notícia 0 comentários
Divulgação
A cearense Sirlanney é uma das profissionais dos quadrinhos

Maurício de Souza e Ziraldo podem estar entre os autores de histórias em quadrinhos (HQs) mais conhecidos no Brasil, bem como as publicações das editoras Marvel e DC Comics, mas quadrinistas brasileiros contemporâneos também têm conquistado espaço nesse segmento. Com temas que versam sobre romance, aventura, terror, ficção, histórias de super-heróis e até mesmo a vida real, autores do País publicam, de forma independente ou por editoras, suas histórias. Em celebração à produção brasileira, comemora-se no dia 30 de janeiro o Dia do Quadrinho Nacional, mesma data em que foi publicada no jornal Vida Fluminense, em 1867, a primeira história em quadrinhos brasileira, produzida pelo italiano radicado no Brasil Angelo Agostini.

Pedro PJ Brandão, professor de roteiro para quadrinhos e host do podcast HQ Sem Roteiro, afirma que o interesse pelos quadrinhos vem desde a infância, quando conheceu a Turma da Mônica. "Comecei a ser um leitor assíduo quando entrei na faculdade e encontrei a Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará (UFC), projeto de extensão da UFC. Lá, aprendi mais sobre quadrinhos", explica.

O conhecimento acabou por influenciar Brandão para a pesquisa sobre quadrinhos, tanto na graduação de Publicidade e Propaganda, quanto no mestrado em curso em Comunicação e também para as atividades profissionais. "Fui aluno, bolsista, monitor e agora sou professor de roteiro para quadrinhos na Oficina de Quadrinhos, o que me levou a dar aulas também em outros lugares", afirma. 

Para Brandão, a produção nacional tem melhorado em quantidade e qualidade. "Eu vejo como o caminho natural de algo que vem desde muito tempo, desde Maurício de Sousa, dos Três Amigos, que culmina, hoje, em um mercado com milhares de cabeças e mãos pensantes e produtoras. Hoje, nós temos uma variedade, tanto de temas quanto de traços e o resultado disso é visível nas publicações, nos prêmios e nas estantes", destaca.

Yago Rezende também é fã das tiras: o fotógrafo acompanha HQs desde a infância. "Passei um tempo sem poder praticar atividade física e neste período me apaixonei mais ainda por quadrinhos. Em 2014, eu ganhei um 'Marvel Novels', 'Quarteto Fantástico', 'Capitão América', 'X – Men' e 'Hulk'. Mas 'Phil Sheldon', apesar de não ser super-herói, ainda é um dos meus personagens preferidos", diz.

Conheça quadrinistas brasileiros e cearenses que estão em evidência em livrarias especializadas e na mídia.

1. Fábio Moon e Gabriel Bá
Conhecidos no mundo dos quadrinhos, os irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá começaram, de fato, a carreira com o trabalho "Dez Pãezinhos", publicado em 1997. Os paulistanos estão entre os quadrinistas mais premiados do Brasil. Entre os trabalhos de destaque, estão "Daytripper" e adaptações de obras literárias como "O Alienista" (Machado de Assis) e "Dois Irmãos". (Milton Hatoum).

2. Sirlanney
Quadrinista e artista plástica, a cearense Sirlanney Nogueira traz, em seus quadrinhos, histórias de teor quase sempre autobiográfico, que falam sobre questões cotidianas. Em 2014, publicou, por meio de financiamento coletivo, "Magra de Ruim", livro que traz um compilado de seus quadrinhos e que foi indicado ao prêmio de quadrinhos nacionais HQ Mix, principal premiação da área. Atualmente, a autora está trabalhando em uma graphic novel e um livro.

3. Marcello Quintanilha
Nascido em Niterói (RJ), Marcello Quintanilha tem entre seus trabalhos mais importantes as obras "Tungstênio", sua primeira graphic novel, premiada como melhor história policial pelo Festival Internacional de Histórias em Quadrinhos de Angoulême, na França. O autor vive, desde o início dos anos 2000, em Barcelona, na Espanha, de onde continuou a produzir para o público brasileiro. Na Europa, publicou, por uma editora da Bélgica, a série "Sept balles pour Oxford", que conta com sete volumes.

4. Daniel Brandão
Quadrinista, ilustrador, arte-educador, entre outros, o fortalezense Daniel Brandão frequentou a Joe Kubert School of Cartoning and Graphic Arts, em Nova Jersei, EUA. Foi ganhador de três prêmios HQ Mix com a publicação "Manicomics" e trabalhou com empresas como DC Comics e Marvel. Brandão abriu um estúdio em Fortaleza, onde produz e oferece cursos de desenhos, quadrinhos e mangás.

5. Danilo Beyruth
Formado em desenho industrial, Danilo Beyruth decidiu iniciar a carreira de quadrinista em 2006, quando começou a fazer cursos na área. Danilo já fazia ilustrações para publicidade e, no ano seguinte, começou a publicar seus trabalhos de forma independente. Em 2010, seu álbum "Bando de Dois" ganhou o prêmio HQ Mix em três categorias. Beyruth também conquistou o mesmo prêmio com "Astronauta - Magnetar".

Leia também
Histórias e ideias em quadrinhos 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS