PÔR EM PRÁTICA 28/05/2018 - 07h00

Razões e estratégias para organizar bem um closet

Disposição correta ajuda a visualizar todas as peças de roupas e acessórios, permitindo escolher mais rapidamente um look para o dia. Personal organizers dão as sugestões
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Paulo Emanuel Lopes pauloemanuel@opovo.com.br

Pixabay
Um closet bem arrumado gera economia de tempo na hora de encontrar uma peça ou acessório
 

Em um mundo com espaços e tempo disponível cada vez menores, estratégias que permitam organizar roupas e acessórios de maneira eficiente ascenderam a um patamar considerável de importância. O profissional especializado em organização – personal organizer – vem ganhando espaço no mundo contemporâneo, principalmente, por conta da falta de tempo das famílias, explica Nanda Abreu, personal organizer com atuação em Fortaleza.

"Minhas clientes são pessoas extremamente ocupadas e têm várias prioridades. Construímos uma relação de confiança, para que eu possa cuidar da organização de suas residências", aponta a especialista, explicando que seu trabalho vai além da estética. "Organização reduz o estresse, pois não tem nada mais chato que procurar algo e não encontrar. Isso é muito recorrente, por exemplo, durante o processo de declaração do imposto de renda e quando precisamos de um exame médico antigo e não encontramos."

Acervo pessoal
A blogueira e youtuber Rafa Oliveira dá dicas na rede de como organizar a casa

A personal organizer curitibana Rafa Oliveira, responsável pelo blog e canal do youtube Organize sem frescuras, no qual oferece dicas sobre organização, explica as vantagens de se investir em um closet bem organizado. "Primeiro, você ganha um ambiente mais harmônico e saudável. Segundo, economiza tempo procurando uma roupa. Com organização conseguimos administrar melhor o curto tempo disponível. Seguidoras me escrevem contando como a organização mudou a vida delas", detalha a influenciadora digital.

Não acumule o que não vai usar
Rafa explica que o excesso de itens adquiridos é o problema mais recorrente encontrado em closets. "Há muita oferta de peças e pouco espaço ou formas inadequadas de aproveitá-lo. Dependendo da técnica de dobra da roupa você a deixa menor e ganha muito espaço. Mas a solução [para o acúmulo] é desfazer-se. Se ganhou uma peça de roupa igual, separe a antiga para doação. Tire as roupas que você usa menos e bote numa caixa, date e escreva como vencimento seis meses depois. Se você não utilizar aquela caixa até esta data, é hora de doá-las."

Nanda tem a mesma opinião da colega paranaense. "A compra sem necessidade, com ausência de uma metodologia organizacional, são as principais causas da bagunça indesejada, passando aquela sensação de falta de espaço e descontrole do que temos. É comum ouvir 'Nossa, eu nem lembrava que tinha isso! Comprei há tanto tempo e nunca usei!'. Não chega a ser um erro, mas uma característica comportamental de nossa sociedade, há excesso de apego, de roupas, sapatos, acessórios etc."

Acervo pessoal
A personal organizer Nanda Abreu diz que seu trabalho baseia-se em uma relação de confiança com a cliente

Cinco estratégias selecionadas pelas especialistas
1.Fazer um pouco a cada dia
Tirou do lugar, devolva; abriu, fechou. Perde-se um tempinho na hora, mas se ganha muito depois, conseguindo manter tudo no lugar. É um hábito que se aprende a desenvolver.

2.Envolver a família nas tarefas
Dá para transformar a organização em algo divertido, sempre alguém tem facilidade com algo. Distribuir as tarefas pra quem as faz melhor, ou utilizar sistema de sorteio. A vantagem é que todos vão saber onde tudo é guardado.

3.Tudo tem que ter um endereço
Exemplo: se há local para sapatos, então todos eles têm que estar lá. Na gaveta de documentos o mesmo raciocínio. Não pode ter sapato ou documento em vários lugares na casa.

4.Organizar roupas por tema
Roupa do trabalho, da academia, de inverno, da ida à praia, da saidinha à noite... Roupas pouco utilizadas podem ser armazenadas mais no fundo do closet (escondidas) e "à mão" devem estar aquelas usadas regularmente. Para evitar deformar a modelagem, bolsas e calçados pouco utilizados devem ser guardados preenchidos com papel.

5.Contar com ajuda de produtos organizadores
Não adianta sair comprando todos os organizadores, pode-se utilizar o que há em casa. Por exemplo, caixas de papelão podem ser encapadas com tecido e/ou papel colorido. Potes de cozinha estão sem tampa? Pinte e transforme em organizadores.

 

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