décor 16/04/2018 - 07h00

Veja dicas de como escolher a mesa de jantar ideal

Com grande diversidade de modelos disponíveis no mercado, escolher um dos principais móveis da sala de jantar torna-se um desafio. Veja algumas dicas de como optar entre os diferentes tipos
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'}
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
KatarzynaBialasiewicz/Getty Images
Entre as opções disponíveis no mercado, estão os formatos redondo, quadrado, oval e retangular

Um dos itens mais importantes do mobiliário da sala de jantar — afinal, é ao redor dela que a família e os visitantes da casa reúnem-se para fazer refeições e interagir — a mesa de jantar pode ser encontrada em diferentes modelos: redonda, quadrada, oval, retangular, em vidro ou em madeira, por exemplo. Para quem está de mudança para uma nova casa ou mesmo deseja mudar o visual do espaço, muitas vezes fica a dúvida de como escolher o móvel.

Antes de ir à busca, é importante atentar para alguns detalhes. De acordo com a designer de interiores Annelise Franco, três pontos devem ser levados em consideração ao comprar a mesa de jantar: o espaço onde ela será alocada, as características dos usuários e quantas pessoas irão utilizá-la. A decoração do cômodo também deve ser observada. "Na maioria dos casos, a sala de jantar está integrada à sala de estar, então [a mesa] deve estar em harmonia com o resto do ambiente, seja no estilo ou na paleta de cores usada", explica.

É importante que, com a presença da mesa, o cômodo ainda proporcione boa mobilidade. "[Deve-se] respeitar o espaço de circulação de 90 cm entre a mesa e outros móveis e de, pelo menos, 60 cm entre as cadeiras. Isto influencia diretamente no conforto dos usuários", defende. A base da mesa também merece atenção na hora da compra. A designer de interiores afirma que as bases centrais limitam menos o espaço entre as cadeiras.

Sobre as cadeiras, a profissional indica que sejam compradas junto à mesa, "para que se possa avaliar melhor altura e a disponibilidade de espaço entre elas. Nas laterais, vale a pena dar preferência à cadeiras sem braços". Também se deve considerar a realização de jantares ou almoços nos quais haverá convidados. Por isso, a mesa deve suportar número de lugares superior à quantidade de membros da família.

Annelise pontua que os formatos oval e redondo são os mais adequados para ambientes pequenos, por acomodarem mais pessoas, não possuírem cantos e otimizarem o espaço. "Para ambientes maiores, as quadradas ou retangulares são as mais indicadas. Vale observar, porém, que o formato da sala de jantar também pode influenciar na escolha do formato da mesa", explica.

Entre os materiais, a designer de interiores explica que bases em laca ou em madeira com tampos de vidro pintado são as mais utilizadas em estilos modernos e contemporâneos. "Mesas em madeira também são bem aceitas num décor mais rústico ou industrial. Caso você queira ousar ou dar um toque maior de sofisticação, as mesas em mármore sempre são uma boa pedida."

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object