BENEDITO OLIVEIRA 23/09/2014 - 12h42

Vice de Aílton lopes promete estatização do transporte público e reestatização do BEC

Sara Maia / O POVO
Benedito Oliveira é candidato a vice-governador na chapa de Aílton Lopes
Compartilhar

O candidato a vice-governador na chapa de Aílton Lopes (Psol), Benedito Oliveira (PCB), prometeu que, se eleito, seu partido buscará a estatização do transporte público no Ceará e a reestatização do Banco do Estado do Ceará (BEC). Bené, como é conhecido, foi entrevistado nesta terça-feira, 23, na rádio O POVO/CBN, pelos jornalistas do O POVO Bruno Pontes, repórter do núcleo de Conjuntura; e Nathália Bernardo, editora-adjunta do núcleo de Economia; com mediação do apresentador Ruy Lima.

O repórter Bruno Pontes destacou que o programa de governo do PCB propõe a estatização do transporte coletivo e de outros setores considerados estratégicos pelo partido. Questionado sobre quais estatizações proporia no Ceará, caso eleito, Bené afirmou que lutaria pela estatização do serviço público em sua totalidade e do transporte coletivo. “O transporte é um bem do povo e não pode ser mercadoria nas mãos de grandes grupos que hoje detém o sistema de transporte público no Brasil e no Ceará”, criticou.


Indagado se proporia a reestatização de empresas como BEC e Coelce – privatizadas pelo Governo Federal e Estadual, respectivamente, na gestão do então governador Tasso Jereissati (PSDB), Bené disse que a reestatização dessas empresas é um dos projetos do partido. “Mas é necessário tempo. Vai haver resistência e luta contrária à reestatização”, frisou.

Telefonia
A jornalista Nathália Bernardo ponderou que, atualmente, há consenso diante de estatizações que baratearam custos e popularizaram o acesso a serviços, como o caso da telefonia. Ela perguntou ao vice se estatizar alguns setores não representaria um retrocesso. Para Bené, ações como a popularização e o barateamento dos serviçõs não são um benefício das privatizações.

“A questão de redução de preços faz parte do sistema porque, na renda de pobreza que temos hoje, eles têm de baratear porque, senão, não vendem para ninguém. Não é uma benesse do sistema privatizado”, defendeu. “Vai chegar um tempo em que não vou poder fazer uma ligação porque não terei crédito para por no celular”, acrescentou.

Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Albino Ice 23/09/2014 21:19
re-estatitação do BEC e Coelce !!!? o que não faz o candidato para ganhar voto. Outro, candidato a senador, prometeu que iria fazer uma emenda na Constituição para que os cultos colocasse o som na altura que até Deus tapasse os ouvidos. francamente, acham que somos todos palhaços.
COSTA 23/09/2014 17:27
Felizmente pessoas com essas idéias não passam de 0% na eleição.
Lunga Jr 23/09/2014 14:37
Se apertassem mais um pouco ele ressuscitaria Trotsky, Lênine, Stalin, Mao Tse Tung e Ho Chi Min, aí vocês veriam o tamanho da confusão. De quebra nomearia Che Guevara para presidir o novo BEC. Ah e preservaria Fidel no formol.
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Dinheiro Público

Saiba como os deputados estaduais gastam a verba de gabinete:

Sobre o candidato

Ailton Lopes

Ailton Lopes

Candidato a Governador

Vice: Bené (PCB)

50 - Psol, PSTU, PCB

Nascimento: 22/04/1978 (36 anos)

Escolaridade: Superior completo

Naturalidade: Pau dos Ferros - RN

Perfil Completo

Estado Civil:Solteiro

Ocupação:Bancário e Economiário

Coligação:Frente de Esquerda Socialista

Limite de gastos:R$ 300.000,00

Ailton Lopes vive em Fortaleza desde 1985. Tem 36 anos e é funcionário concursado do Banco do Brasil, professor de português e espanhol e linguista crítico.

Militava do PT, mas saiu do partido por discordar de seus rumos com a eleição de Lula a presidente. Em 2005, filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol), pelo qual foi candidato a deputado estadual em 2006 e a vereador de Fortaleza em 2008.

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>