23/03/2016 - 11h00

Funcionário do Itamaraty que enviou telegramas com alerta de golpe é advertido

notícia 1 comentários

Depois de enviar telegramas a todas as embaixadas do Brasil no exterior alertando para a possibilidade de um golpe político no País, o funcionário do Itamaraty Milton Rondó Filho foi advertido pelo ministério. As circulares, disparadas na sexta-feira, 18, foram tornadas "sem efeito" no mesmo dia, pois teriam sido enviadas "sem autorização superior".

O primeiro texto foi remetido por volta do meio-dia, solicitando que cada posto diplomático no exterior designasse um servidor para dar suporte ao diálogo entre Itamaraty e sociedade civil.

O segundo, enviado às 16h, trazia uma nota assinada pela Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), que manifestou "profunda preocupação" com a crise política no Brasil e defendeu a luta pela democracia. "Não ao Golpe! Nossa luta continua!", finaliza o texto.

A ordem foi abortada pelo Itamaraty com um outro comunicado, em que o secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, pediu que os telegramas anteriores fossem desconsiderados.

Mesmo depois desse aviso, outra circular foi enviada, reproduzindo uma carta aos movimentos sociais da América Latina. "Denunciamos o processo reacionário que está em curso no país contra o Estado Democrático de Direito", diz o texto, que também foi anulado.

Diplomatas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo dizem que os telegramas tinham a intenção de sensibilizar a sociedade civil de todo o mundo quanto a uma "ameaça à democracia".

A atitude de Rondó - que, segundo fontes, seria conhecido por defender o governo da presidente Dilma Rousseff - gerou mal-estar dentro do Ministério. O Itamaraty afirmou que o ministro, que atua no setor de combate à fome, foi "admoestado".

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
Povo Brasileiro 23/03/2016 13:49
Engraçado! Quando um Juiz Federal, no uso de suas atribuições (ainda que passíveis de questionamentos), manda investigar e põe às claras os escândalos de corrupção e tentativa de obstrução da justiça, é tido como criminoso. Já um funcionário do Itamaraty que usa do cargo para fazer campanha partidária até em âmbito internacional , recebe uma simples advertência. Que país é esse?!
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>