defesa 20/03/2016 - 20h20

Juristas ligados a Lula impetram habeas para tentar suspender decisão de Mendes

notícia 3 comentários

Um grupo de seis juristas, em conjunto com os advogados que defendem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, impetraram neste domingo, 20, um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da decisão do ministro Gilmar Mendes que, aos deferir dois mandados de segurança e suspender a nomeação do ex-presidente como ministro da Casa Civil, devolveu ao juiz Sergio Moro as ações referentes a Lula na Lava Jato.

 

A ação pede ao STF que suspenda do trecho da decisão de Gilmar Mendes que determinou o retorno das ações ao Juiz Sergio Moro, diz que o ex-presidente tem "sido vítima de uma série de arbitrariedades" praticadas pela 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e reforça que a nomeação de Lula para a Casa Civil não interrompe as investigações, apenar as transfere para o núcleo da Lava Jato em Brasília.

 

Os juristas dizem ainda que, além de "falso", é até "uma ofensa a Lula e ao próprio STF" afirmar que o ex-presidente estaria em busca do foro privilegiado para "fugir" das investigações. "Na verdade, ao tornar-se ministro, Lula passa a responder diretamente à última instância, sem possibilidade de recorrer a outros tribunais, um direito que ele teria se o caso continuasse nas mãos do juiz Moro", afirma o grupo, em nota, ressaltando que o ex-presidente não é acusado de nenhum crime, "mesmo após a verdadeira devassa e às intimidações a foi submetido nos últimos meses".

 

Os mandados de segurança que culminaram com a liminar, de autoria do PPS e do PSDB, alegam que Lula havia tomado posse para ganhar foro privilegiado e ser julgado pelo Supremo. Antes mesmo de proferir a decisão, Gilmar Mendes já havia declarado que não havia dúvidas de que a nomeação do ex-presidente para um cargo no Executivo tinha esse objetivo.

 

Os juristas e os advogados do ex-presidente consideram a decisão "injurídica" e pedem que a decisão de Gilmar seja anulada e que as ações sejam mantidas com o ministro Teori Zavascki, que tem a competência sobre o caso Lava Jato no Supremo.

 

O habeas corpus é assinado pelos juristas Celso Antônio Bandeira de Mello, Weida Zancaner, Fabio Konder Comparato, Pedro Serrano, Rafael Valim e Juarez Cirino dos Santos, junto com os advogados Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Zanin Martins e Roberto Teixeira, defensores de Lula.

 

O grupo que defende Lula explica que "não se pode misturar questões penais numa ação administrativa - como é a nomeação de ministros - e porque Gilmar Mendes já havia feito prejulgamento do caso, em críticas públicas ao PT e ao ex-presidente Lula".

 

Segundo os advogados, Gilmar Mendes "extrapolou e invadiu a competência" do ministro Teori, ao decidir uma ação dos partidos oposicionistas PPS e PSDB contra a presidenta Dilma Rousseff, por ter nomeado Lula ministro da Casa Civil.

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
pinto 20/03/2016 22:06
que papo furado. o sapo imundo já disse que o stj está acovardado..e o sapo é rico.
Castro Paiva 20/03/2016 21:52
O STF TEM QUE FAZER VALER O RESPEITO QUE A CONSTITUIÇÃO LHE RESERVOU , A SUPREMA CORTE NÃO PODE SE CURVAR ANTE ESSA QUADRILHA LIDERADA PELO PT, POIS SEUS MEMBROS E SEGUIDORES SÃO RESPONSÁVEIS PELA DESQUALIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES E DAS AUTORIDADES CONSTITUIDAS: PARA PETISTAS A MENTIRA, O CINISMO, O ESCÁRNIO, O CRIME SÃO IDEOLOGIA E ÉTICA...
Nivardo Cavalcante Nepomuceno 20/03/2016 21:30
Perda de tempo e gasto inútil de papel. Isso seria uma desmoralização para o Ministro Gilmar Mendes e o Supremo jamais iria desmoralizar um dos seus membros!
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>