A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) respondeu nesta quarta-feira, 18, a perguntas de internautas sobre o Bolsa Família no Facebook. Acompanhada da ex-ministra Tereza Campello, Dilma destacou o programa como "essencial para a população brasileira” e acusou o governo interino de Michel Temer (PMDB) de querer cortar 36 milhões de beneficiários do programa.
“Eles têm falado muito em cortar benefícios. Com o Bolsa Família, falam de cortar de 10% a 30%. Isso significa de 4,7 milhões até 13 milhões de pessoas. Veja, Mia, eles falaram até em deixar só 5% das pessoas, ou seja, só 10 milhões de pessoas no Bolsa Família. Sabe o que isso significa, Mia? Iriam tirar 36 milhões de pessoas do Bolsa Família numa canetada só", disse.
Confira respostas da presidente aos internautas:
O presidente em exercício, no entanto, tem dito que pretende apenas fazer uma auditoria no programa, removendo beneficiários com cadastro irregular. Não existe, porém, proposta de cortes para casos regularizados.
Após cinco mulheres rejeitarem cargo, secretário carioca assume CulturaMarcelo Calero é o secretário de Cultura do governo TemerDilma anuncia reajuste de 9% do Bolsa Família e correção de 5% do IR
“É claro que se houver corte no programa há o risco de voltarmos ao passado (...) não podemos permitir retrocessos”, disse Dilma. A presidente destacou ainda importância do programa para a educação e saúde de crianças.
“O que a gente observa nesses 13 anos de programa é que a maior preocupação das mães é garantir educação, conforto e qualidade de vida para seus filhos”, disse Dilma, destacando redução dos índices de mortalidade infantil e queda de 51% do déficit de altura de crianças. “Ou seja, as crianças estão se desenvolvendo melhor”, diz.
A presidente ainda rebateu críticas mais comuns ao programa, como a de que a ação cria vínculo de dependência dos beneficiários com o governo. "Quase todos os países desenvolvidos possuem programas de transferência de renda, que se tornam mais importantes ainda durantes crises econômicas", disse.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseErro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016