Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
AÇÕES ASSISTENCIAIS 25/07/2014 - 13h51

Cruz Vermelha revela possível desvio de R$ 25 mi; CE e MA concentram irregularidades

Os supostos desvios estão concentrados nas filiais do Maranhão e Ceará, além de Petrópolis (RJ), entre 2010 e 2012
notícia 7 comentários

Milhões de reais destinados a ações assistenciais podem ter sido desviados das contas da Cruz Vermelha Brasileira por antigos gestores da organização humanitária. A constatação é fruto de uma auditoria feita por uma empresa de consultoria internacional contratada pelo conselho diretor da entidade. Em nota divulgada nesta sexta-feira, 25, a Cruz Vermelha Brasileira revela que foram encontrados gastos sem comprovação e movimentações suspeitas da ordem de R$ 25 milhões.

“Foi uma auditoria complexa e minuciosa e, por isso mesmo, longa”, informa a diretoria da organização em comunicado divulgado na noite dessa quinta-feira (24). As irregularidades apontam para desvios de doações feitas para as vítimas de conflitos e da seca na Somália; do tsunami no Japão; das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro e para uma campanha de prevenção à dengue. Os supostos desvios estão concentrados nas filiais do Maranhão e Ceará, além de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, entre 2010 e 2012.

“Há comprovações de irregularidades e considera-se que alguns desses casos podem ser delitos, enquanto outros se configuram como faltas administrativas, menos graves, mas não menos passíveis de punição”, afirma a entidade. Entre as deficiências e irregularidades identificadas pela consultoria estão a falta de controle interno e a ausência de documentos.

Providências

A Cruz Vermelha Brasileira garante que tomará todas as providências necessárias, inclusive judiciais, para reaver os recursos e destiná-los aos beneficiários. Além de entregar cópias do relatório final ao Ministério da Justiça, a diretoria da entidade promete acionar os ministérios Público Federal e estaduais para que adotem as medidas judiciais cabíveis.

A reportagem tentou entrar em contato com a filial da Cruz Vermelha no Ceará, mas não obteve resposta até o presente momento.

Agência Brasil

espaço do leitor
AMAURY 26/07/2014 11:00
Reportagem pela metade, que tal o nome dos bois e das vacas???
marcos 26/07/2014 00:53
eh uma vergonha.......
marcos 26/07/2014 00:52
a corrupcao ja se torno uma pandemia
Rodrigo Santos 25/07/2014 22:21
Mas porque nao se tem uma fiscalizaçao mas energica com este tipo de filantropia?.Nao sou mais doador por isso nao se tem seriedade. Os institutos ligam pedindo ajuda explico que façam projetos e envie ao Governo Federal eles nao querem porque tem de prestar contas ja as doaçoes nao.País corrupto
demostenes de souza lima 25/07/2014 21:38
IIRRAAAA, mais uma
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>