Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
"BEM IMATERIAL" 28/05/2014 - 17h32

Secultfor veta tombamento da Praça Portugal; oposição recorre

notícia 5 comentários
DIVULGAÇÃO/PMF
Praça será demolida para dar lugar a cruzamento e quatro espaços de convivência

Alegando que o espaço está amparado em bens de natureza “imaterial”, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) vetou pedido que cobrava tombamento da Praça Portugal, na Aldeota. Protestando contra a medida, vereadores da oposição na Câmara Municipal protocolaram, nesta quarta-feira, 28, recurso contra a decisão.

De acordo com bancadas do Psol, PT e PR no Legislativo, a decisão não poderia ter sido tomada pela Secultfor, e sim pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza (Comphic), a quem o recurso fio apresentado.

A matéria questiona ainda a justificativa da Secultfor em vetar o tombamento. Segundo o recurso, a Praça é “em um só tempo”, patrimônio material e imaterial, podendo ser protegida tanto pelo tombamento quanto pelo registro de bem imaterial.

Intervenções

Desde abril deste ano, a Secultfor estudava viabilidade de tombamento da Praça. Atualmente, a gestão também analisa demolir o local para construção de um cruzamento e quatro espaços de convivência. Na prática, um tombamento impossibilitaria a obra prevista pela própria gestão na área.

O tombamento da Praça Portugal já teve manifestações favoráveis do Ministério Público do Ceará (MP-CE) e do superintendente do Instituito do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) no Ceará, Ramiro Teles.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
tiago carneiro 29/05/2014 19:05
Régis Brasileiro para ser um burro todo falta só a cangalha. Desde quando fortaleza é nova, formada por imigrantes a partir dos anos 70?!?!?! Essa praça, por exemplo, é mais antiga que isso. Fortaleza é uma cidade sem história, uma vez que burros como você demoliram tudo em nome do ''progresso''.
CARLOS AUGUSTO 29/05/2014 15:02
Eita já que aparece a bruxa da Rosa da Fonseca, Maria Luiza e João Alfredo suas cambada de maconheiros pra fazer baderna!!!!
Régis Brasileiro 29/05/2014 11:25
Mentes retrógradas querem barrar o progresso. A pouca história que tem Fortaleza se localiza na parte central da cidade. Cidades históricas são São Luiz, Olinda e Salvador. Fortaleza é nova, formada por imigrantes a partir de meados de 1970. De 500 mil pulou p quase 3 milhões hoje. Se manquem!!!
Balbino 29/05/2014 08:03
Sentindo falta do Oscar C Filho. Já já ele aparece.
COSTA 29/05/2014 07:44
Sem dúvida, o vereador João Alfredo é o maior ambientalista da Aldeota. Fora do bairro, para ele, não existe meio ambiente em Fortaleza.
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>