VOTAÇÃO 18/04/2016

Câmara dá aval ao impeachment com 367 votos favoráveis e 137 contrário

Em votação marcada por embates, 22 estados deram maioria ao impeachment. Governo venceu no Ceará, Bahia, Maranhão e Amapá
notícia 2 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'})
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Alfredo Nascimento, ex-ministro de Dilma, renunciou à presidência do PR para apoiar impeachment


Pela 2ª vez desde a redemocratização, a Câmara dos Deputados autorizou ontem abertura de processo de impeachment contra um presidente eleito pelo voto popular. Com diversas evocações a Deus e à família, 367 deputados votaram sim ao pedido, que segue agora ao Senado Federal. Em sua última instância, governo aposta agora na pressão das ruas para reverter a derrota.


 

Com 137 votos contrários ao pedido, 7 abstenções e duas ausências – uma delas do cearense Aníbal Gomes (PMDB) –, a oposição acabou ganhando com 25 votos de “folga”. A derrota ocorre contrariando bancada do Ceará, que, com 11 votos contra, uma abstenção e uma ausência, acabou dando 13 de seus 22 votos no sentido de barrar o impeachment.


Vinte e dois estados deram maioria pró-impeachment. Governo venceu no Amapá, Maranhão, Bahia e Ceará. O 342º voto em favor do impedimento, que atingiu a barreira dos dois terços da Casa necessários para a aprovação, foi dado pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PB), líder da oposição na Casa. Após o voto, o deputado foi carregado por colegas. Debates ocorriam desde às 8h55min da sexta-feira.


 

A presidente, atingida pela queda de popularidade em razão da crise econômica e das investigações da Lava Jato, ainda não será afastada do cargo, no entanto. Para que isso ocorra, a decisão dos deputados tem de ser referendada pelo Senado por maioria simples, o que deve ocorrer no início de maio.


Com isso, Dilma se une a Fernando Collor (PTC) no rol de mandatários que tiveram o impeachment aberto pela Casa após a redemocratização do Brasil - o hoje senador alagoano acabou renunciando antes do julgamento que lhe cassou direitos políticos.


Indecisos foram ao ‘sim’

Dos 31 deputados que se diziam “indecisos” até a manhã de domingo, 21 migraram para o “sim” ao impeachment, e 10 votaram contra o impedimento da presidente.

 

Entre a base aliada, o deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE) se destacou como um dos mais fervorosos defensores do governo. Em sua fala, chegou a acusar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de ser um dos “arquitetos do golpe”. “Quem quer assumir é o PCC, Partido da Corja do Cunha”, disse.


Defensores do governo e até alguns opositores também endossaram críticas ao peemedebista. Réu no Petrolão, ele não respondeu a ataques, como é seu costume. Em seu voto, o deputado, que é evangélico, se limitou a dizer que espera que “Deus tenha misericórdia do País”.


Antes mesmo de a oposição atingir a casa dos 342 votos, o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), deu entrevista admitindo a derrota na Câmara. Segundo o petista, estratégia do governo agora é investir na pressão das ruas para reverter a derrota no Senado. (com agências)

 

espaço do leitor
FM 18/04/2016 11:58
A maioria dos Deputados Federais votou a favor da Dilma. Uma VERGONHA para o Ceará, que se iguala aos Estados mais pobres e atrasados do Brasil. O Deputado cearense Aníbal Gomes (PMDB) envolvido na Lava Jato, não apareceu para votar. Está na Hora da população cearense RENOVAR essa bancada vergonhosa!
herbert 18/04/2016 10:30
Cada deputado cearense que votou com Dilma, não tem um pingo de amor pelo Ceará. Fora as inúmeras desgraças do governo para com nosso estado, como por exemplo nenhuma obra federal nova em 14 anos de patifaria, bastava apenas lembrar de todo o projeto CANALHA E ENGANADOR da refinaria da Petrobras. Nem o Maranhão foi tão safado com o próprio povo.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>