Plínio Bortolotti, jornalista do O POVO
O eleitor brasileiro deu mais um mandato ao PT, e à sua candidata, porém mandou um recado muito claro ao partido: não está muito satisfeito com o que está vendo. Agora, Dilma Rousseff vai ter de provar que mereceu os votos recebidos. A presidente reeleita reconheceu - a tecla em que batia o seu adversário, Aécio Neves - que as contas públicas precisam de ajuste, pois o governo tem despesas muito acima do que arrecada. Nem ela e nem ele disseram claramente como fariam para acertar as contas. Aécio deu indicações ao “nomear” Armínio Fraga como seu ministro da Fazenda - a receita dele é conhecida: um golpe para aumentar os juros, restrição de crédito e outras medidas que atingiriam o setor de serviço e, por consequência, aumentariam o desemprego.
Dilma disse que faria o necessário para manter a estabilidade da moeda e a inflação baixa, porém, sem aumentar os juros, sustentando o nível de emprego e mantendo os programas sociais. Acontece que muitos economistas afirmam ser improvável cumprir essa tarefa sem nenhum tipo de ônus. O problema é que, do mesmo modo que os eleitores recusaram o sacrifício insinuado por Aécio, irão agora cobrar cobrar a fatura de Dilma, com a sua fiança de que não tomaria medidas “impopulares”.
Assim parece que duas opções se põem à frente do governo: a) aprofunda as mudanças sociais, e para isso terá de incomodar setores mais bem posicionados na pirâmide social - uma reforma tributária que alivie a carga de impostos dos mais pobres e aumente a dos mais ricos, por exemplo; b) caminha mais para a direita adotando algumas propostas “neoliberais”. (Poderia também continuar fazendo mais do mesmo, mas a política atual chegou ao seu limite.) De qualquer modo, uma coisa é certa: é trabalho de enormes proporções. Frente a ele, ganhar a eleição foi tarefa fácil.
Veja também
Após vitória apertada, Dilma clama por uniãoErro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016