Datafolha 16/10/2014

A dez dias da definição, Camilo tem 53% e Eunício tem 47% dos votos válidos

Apesar do empate técnico, o Datafolha considera que há maior probabilidade de o petista estar na frente. Ainda há 9% dos eleitores sem saber em quem irão votar
notícia 38 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16449, 'email': 'hebely@opovo.com.br', 'nome': 'H\xe9bely Rebou\xe7as'})
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br

 

A primeira pesquisa O POVO/Datafolha deste segundo turno da eleição para governador do Ceará mostra o candidato Camilo Santana (PT) com 45% das intenções de voto e Eunício Oliveira (PMDB) com 40%. Pelo resultado da sondagem, os dois estão tecnicamente empatados na disputa pelo Governo do Estado. Segundo o Datafolha, no entanto, há maior probabilidade de o petista estar na frente.

Faltando dez dias para o segundo turno, a pesquisa mostra que ainda há 9% de eleitores indecisos, percentual que poderá ser crucial na definição do resultado. Outros 6% afirmaram que irão anular o voto no próximo dia 26. Excluindo-se essa amostra de eleitores e considerando-se apenas os votos válidos, Camilo teria 53% das preferências, enquanto Eunício teria 47%. Esse é o procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

 

Na votação do primeiro turno, realizada no último dia 5 de outubro, Camilo ficou à frente de Eunício por diferença de 1,4 ponto percentual: 47,81% do petista contra 46,41% do peemedebista. O primeiro levantamento do Datafolha desde então foi realizado, ontem, com 1.293 eleitores em 52 municípios cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Jornalistas do O POVO analisam pesquisa. Assista:



Perfil do eleitor
Na estratificação do eleitorado, o Datafolha mostra que Camilo é o preferido entre os mais ricos, que têm renda mensal acima de dez salários mínimos: 48% desse público prefere o petista, enquanto 38% dizem votar no peemedebista. Na faixa de renda imediatamente abaixo dessa, referente aos que ganham de cinco a dez salários, é Eunício quem lidera, com 55% das intenções de voto, contra 34% de Camilo. Entre os mais pobres, com renda até dois salários mínimos, a diferença entre os dois candidatos é menor: 45% dizem preferir Camilo e 39% afirmam votar em Eunício.

Em relação à faixa etária, os jovens de 16 a 24 anos aparecem equilibradamente divididos: tanto o petista quanto o peemedebista marcam 42% das intenções de voto entre esse público. A maior diferença é registrada entre os eleitores entre 45 a 59 anos: desses, 50% disseram votar em Camilo, e 37% afirmam ter optado por Eunício.

Metodologia

O Datafolha ouviu 1.293 pessoas em 52 municípios do Ceará. Todas as entrevistas foram feitas ontem, 15. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada por O POVO, em parceria com Folha de S.Paulo.

O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que, a cada 100 levantamentos com a mesma metodologia, 95 devem estar dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números CE-00032/2014 e BR-01098/2014.

Multimídia

Confira mais informações sobre a pesquisa e análises no blog Eleições 2014, no portal O POVO Online blog.opovo.com.br/eleicoes2014

 

espaço do leitor
Bonfim Filho 20/10/2014 08:58
não vale nada os irmãos ferreira gomes é o estado que cobra mais tributos a educação, a saúde a segurança é zero cid é o pior governador que o estado do ceara teve
Darlenne 19/10/2014 15:28
Tem gente comentando aqui que o Eunicio passou a perna nos FG e agora vai pagar nas urnas por isso... kkkkk Rapaz, se passar a perna nos outros, enganar, fazer de besta e ser indiferente render julgamento divino, os Ferreira Gomes tão lascados porque ô povo ruim!
JOÃO 19/10/2014 01:40
#CAMILO13
Darlan Carvalho 17/10/2014 12:35
Gente precisamos analisar, não vamos levar a politica como uma brincadeira, temos que pensar se, queremos mesmo continuar com essa segurança?, queremos mesmo ficar com esse sistema de saúde?, queremos mesmo ficar com essa educação?, enfim essa gestão foi muito gasto e pouco resultado. Vamos pensar.
isac tabosa 16/10/2014 18:36
não entendo como ainda tem quem defenda os Ferreira gomes, o estado sem segurança, sem saúde, o que sobra é arrogância e autoritarismo. acho que quem defende o Cid e seus asseclas, é da família, ou tem cargo comissionado.ou gosta de sofrer.
Ver mais comentários
38
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>