O juiz Carlos Henrique de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), negou ontem ação da candidata a deputada federal Luizianne Lins (PT), que pedia veiculação imediata de seu programa no horário eleitoral. Segundo ela, a gravação deveria ir ao ar na última terça-feira, mas teria sido vetada por “intervenção” do governador Cid Gomes (Pros). Advogado de Luizianne, Rodrigo Cavalcante afirma que recorrerá ao pleno do TRE.
Até o fechamento da matéria, não havia entendimento entre o PT e a candidata. O presidente do partido, Diassis Diniz, afirmou que “está procurando uma solução”, sem mais detalhes. Conforme O POVO apurou, até a noite de ontem, a inserção da petista novamente não fazia parte do programa da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando” a ser exibido hoje.
De acordo com o advogado, o juiz argumentou que a distribuição do horário trata-se de questão interna da coligação, encabeçada pelo candidato Camilo Santana (PT).
“O PT lançou 10 candidatos federais, oito apareceram na propagada, apenas Luizianne e Eudes (Xavier) não”, disse Rodrigo, afirmando que não se trata de divisão do tempo, mas de tratamento desigual. “Tiraram os dois candidatos e deixaram uma propaganda do Camilo”, criticou.
Elmano e Antonio Carlos
Ontem, o desentendimento se agravou ao não serem veiculados os programas dos candidatos a deputado estadual Elmano de Freitas e Antônio Carlos, ambos do grupo de Luizianne, assim como Eudes.
Nas gravações, os candidatos não pedem votos para Camilo, apesar de o nome do candidato aparecer no canto tela, exceto na propaganda de Eudes. No vídeo de Antonio Carlos, Luizianne faz dobradinha com o petista.
A coligação de Camilo, no entanto, nega que o governador tenha interferido e diz que Cid não estaria preocupado com o formato utilizado.
Rodrigo Cavalcante afirma que recorrerá à Justiça a cada programa em que não for exibida a gravação de algum dos quatro petistas.
Notas do horário eleitoral
1. ATRASO
O horário eleitoral teve atraso de 8 minutos, ontem à tarde, na TV. Responsável pela transmissão, a TV Jangadeiro, em email enviado ao TRE às 13h08min, informou que haveria atraso por falha em equipamento.
2. ADVERTÊNCIA
Segundo o TRE, não há punição para o atraso, que compromete a grade das emissoras. Pode haver uma advertência. Até o fim da tarde de ontem, o TRE não havia recebido reclamações sobre o fato.
3. TEMPO DE TV
Sobre a polêmica sobre candidatos que não aparecem, o TRE esclarece que a distribuição do tempo é responsabilidade de partidos e coligações. A Justiça apenas faz a distribuição por coligação.
4. IGUALDADE
A orientação da Justiça Eleitoral, no entanto, é que seja mantido o princípio da igualdade formal, segundo a qual “todo candidato ou partido possui iguais direitos à propaganda eleitoral”, segundo o TRE.
5. HOMENAGEM
Camilo Santana e Mauro Filho abriram os programas com dedicatória da propaganda exibida ontem a Eduardo Campos, ex-correligionário de ambos, que morreu uma semana antes em acidente aéreo.
6. OPOSITOR
O discurso mais duro no horário eleitoral foi de João Jaime (DEM). Ele criticou a “gestão de prioridade invertida”, “ditatorial”, “oligarquia familiar” e cuja “maior obra hídrica é um aquário”.
7. TEMPO ALHEIO
Como Camilo Santana (PT) e Eliane Novais (PSB) fizeram na véspera, no tempo para deputado federal, Eunício Oliveira (PMDB) abriu os programas para deputado estadual, para pedir votos para eles.No rádio, o programa de Tasso Jereissati exibe depoimento de apoio seu Lunga - personagem histórico de Juazeiro do Norte, conhecido pelas respostas ríspidas. Locutor diz que precisa ser bom para receber elogio dele.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016