Crise no PT 20/08/2014

Luizianne aponta "censura" e vai à Justiça contra coligação

O programa eleitoral da ex-prefeita não foi veiculado. Ela culpa Cid Gomes. Já a coordenação da campanha diz que a petista descumpriu regras
notícia 43 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16449, 'email': 'hebely@opovo.com.br', 'nome': 'H\xe9bely Rebou\xe7as'})
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
REPRODUÇÃO DO FACEBOOK
Programa de Luizianne, que não foi veiculado à tarde nem de noite


As divergências no PT do Ceará extrapolaram o âmbito do partido e foram levadas à Justiça. Apontando “censura”, a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, fez ontem reclamação formal contra a não veiculação de seu programa no horário eleitoral no rádio e na televisão. A petista, que disputa vaga de deputada federal e resiste a apoiar a candidatura de Camilo Santana (PT) ao Governo e Mauro Filho (Pros) ao Senado. Ela ameaçou até convocar um protesto em frente ao comitê de Camilo caso sua propaganda não vá ao ar nos próximos dias.


Esse é mais um sintoma da crise no PT cearense, dividido entre o grupo de Luizianne e o grupo majoritário, que apoia a gestão do governador Cid Gomes (Pros). Essa última ala, que está inserida no comando da campanha estadual, nega que tenha havido boicote, alegando que a ex-prefeita desrespeitou acordos para divulgação dos programas.


Em sua propaganda, Luizianne não pede votos para Camilo. O nome do candidato aparece em uma imagem no canto da tela, junto com o da presidente Dilma Rousseff (PT). Não há qualquer menção ao candidato ao Senado Mauro Filho. O deputado federal Eudes Xavier (PT), que também não teve o programa veiculado, foi além: não incluiu os nomes nem de Mauro nem de Camilo.


Há um conflito de versões sobre quais teriam sido os “acordos” para veiculação da propaganda. Segundo o presidente estadual do PT, Diassis Diniz (PT), teria ficado acertado que todos os candidatos deveriam inserir a foto de Camilo e, nos segundos finais do programa, pedir voto para ele ou para o número da legenda.


Luizianne negou o pacto, e disse que o próprio presidente nacional do partido, Rui Falcão, teria aceitado o formato escolhido por ela. O POVO não conseguiu contato com Falcão para confirmar.


A situação gerou um nó ainda mais difícil de ser desatado. Tanto a ex-prefeita quanto Eudes Xavier disseram que não vão modificar seus programas. Perguntado pelo O POVO se, diante da celeuma, a coligação manterá a propaganda dos dois fora do ar, Diassis preferiu não polemizar.


“Continuamos conversando, vamos discutir”, afirmou. Na próxima quinta-feira, haverá nova rodada de programas de candidatos a deputado.

 

Notas


1. AO GOVERNO

Candidatos ao governo, Eliane Novais (PSB) e Camilo Santana (PT) apareceram no programa dos candidatos a deputado federal. Ela homenageou Eduardo Campos. Ele para pedir apoio aos candidatos da sua coligação.

 

2. NÚMERO ERRADO

O programa do PMDB da tarde exibiu o número errado do deputado federal e candidato à reeleição Danilo Forte. Na tela, apareceu o número 1530, que é de Mário Feitoza, enquanto Danilo dizia o correto: 1513. De noite, a informação foi corrigida.

 

3. PAI

O deputado federal Mauro Benevides (PMDB), candidato à reeleição, pediu voto só para Eunício Oliveira ao governo, sem fazer menção a Tasso Jereissati (PSDB), candidato de sua aliança ao Senado. Acontece que o adversário de Tasso é Mauro Filho, filho de Benevides. A foto de Tasso também não apareceu ao fundo enquanto Mauro pai falava. Só a de Eunício.

 

Saiba mais


1. PROMESSA


A noite anterior à propaganda foi de intensa negociação. Na versão de Luizianne, por volta das 23 horas da segunda-feira, De Assis teria prometido “resolver o problema”.

Mas, segundo ela, o governador Cid Gomes teria vetado a veiculação.


2. ACUSAÇÕES


Luizianne acusou Cid de conduzir processo “ditatorial, arrogante e prepotente”. A coligação, no entanto, nega que o governador tenha interferido no assunto e que nem sequer estaria preocupado com o formato utilizado pela petista.


3. ACORDO


Por estratégica, o PT estadual havia definido que, ao lado dos deputados federais José Guimarães e José Airton, Luizianne apareceria em todos os 20 programas na TV e no rádio. A assessoria da petista disse que ela pedirá a reposição do tempo perdido.

 

espaço do leitor
professor 22/08/2014 07:30
Quanto menos Ruinzianne Ruins, melhor. Já estou cansado dessa triste figura. Vade retro.
professor 22/08/2014 07:29
Estrebucha Ruinzianne canalha, se queres ir contra as determinações do partido, então sai dele. Essa "senhôra" fez uma péssima administração, foi contra os trabalhadores em greve, fez com que o estado perdesse o estaleiro e inaugurou obras inacabadas, dá pra esquecer?
Paulo 21/08/2014 16:16
Lula foi aquele que disse que os condenados no mensalão não eram próximos dele??? O maior cara de pau...
Paulo 21/08/2014 16:15
Régis, quem teme perder o emprego é o servidor público na mão dessa mulher, vide os agentes da AMC demitidos na ultima greve. Se esse partido fosse mesmo "dos Trabalhadores" ela teria sido desfiliada. Mas como é das conveniências...
Regis 21/08/2014 08:11
Claro que existe as falhas, ou roubos, mas isto não e obra do PT, Corrupção e uma Febre Nacional,quem paga um guarda para não levar uma multa, quem fura uma fila, temos que pensar no todo, vamos demorar muito, mas um dia vamos ser grande, mas só com distribuição de Renda. Adoração ao Rico, ERRO.
Ver mais comentários
43
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>