Câmara 09/08/2014

MP investiga desvio de verbas pelo vereador A Onde É

A Polícia Civil realizou batidas na residência e no gabinete do vereador de Fortaleza. Segundo o Ministério Público, entre as irregularidades estão locação fictícia de veículos e aquisição de combustível para fins particulares
notícia 20 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18784, 'email': 'jessicawelma@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssica Welma'})
Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
GENILSON DE LIMA/CMF
Vereador do PTC ainda está na metade do primeiro mandato

A residência do vereador Antônio Farias de Souza – conhecido como A Onde É (PTC) – e seu gabinete na Câmara Municipal, foram alvos, ontem, de batidas da Polícia Civil. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão como parte de operação do Ministério Público Estadual (MP-CE) que investiga desvio da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP)e de verba para contratação de assessores na Câmara.

 

Segundo o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Antônio Farias é investigado por denúncias de desvio de verba a partir da apropriação de salários de servidores, locação fictícia de veículos, aquisição de combustível para fins particulares e benefício de familiares, obtenção de bens em desacordo com rendimentos, despesas irregulares com correspondências, dentre outros.


Detalhes da operação foram revelados em entrevista coletiva com os promotores Luiz Alcântara, Ricardo Rocha e Marcus Amorim. Os promotores destacaram que a ação integra uma série de apurações, iniciadas em 2011, referentes à suposta compra de apoio parlamentar em troca de emendas, ainda na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). As possíveis irregularidades no uso da VDP passaram a integrar o processo em abril de 2014.


De acordo com os representantes da Procap, a suposta irregularidade envolvendo Aonde É foi denunciada por assessores do vereador. Além da residência dele, no Bom Jardim, foi alvo da ação a residência do assessor do vereador, Valdemir da Silva.

 

Uso de dinheiro público

O ato integra processo de investigação sobre o uso da VDP por todos os vereadores da Câmara. No entanto, ressaltaram os promotores, o avanço nos trabalhos depende do envio de informações sobre a movimentação das verbas pela Casa. “Só teremos um perfil completo de como é usada essa verba parlamentar após a remessa da documentação completa por parte da Câmara Municipal que vem postergando depois de reiteradas requisições do MP”, pontuou Alcântara.

 

“Há uma preocupação também no que diz respeito ao enriquecimento ilícito”, disse Alcântara sobre o uso das verbas parlamentares, sem citar nome de vereadores. “Nos preocupa a possibilidade de alguém, no exercício parlamentar, num curto espaço de tempo, adquirir oito apartamentos em área nobre da cidade, com um enriquecimento absolutamente incompatível com os rendimentos que essas pessoas recebem”, frisou.


Através da assessoria, a Câmara afirmou que não há recusa em colaborar com as investigações, porém a demora no repasse das informações é por causa da sistematização da documentação.

 

Números

 

20,2 mil reais é a Verba de Desempenho Parlamentar na Câmara Municipal

 

33,45 mil reais é o valor recebido por vereador para despesas com assessoria

 
Serviço

 

Ministério Público do CE

Site: www.mpce.mp.br

Onde: Rua Assunção, 1100 - José Bonifácio - Fortaleza

espaço do leitor
emidio 04/09/2014 19:36
mp deve investigar todos esse politico coruptos.nao so camara e sim em toda esfera politica.
Prof. Pedro 11/08/2014 20:17
O Bairro não tem nada a ver,ana, inclusive o vereador Didi mangueira mora lá e é pessoa do bem
Carlos Henrique Rodrigues de Sousa 11/08/2014 12:44
Sinceramente as pessoas deviam prestar mais atenção em quem vota. Um cara que não tem instrução nenhuma para o cargo de vereador, que não sabe nem qual é o papel que vai desempenhar, não pode ser eleito. O cara tem a instrução de uma criança de 10 anos de idade e o povo vota nele.
Ana Guerreira 09/08/2014 14:42
QUEM ELEGE UMA MARMOTA DESSA, DEVE CONTINUAR NA DESGRAÇA OLHA O BAIRRO QUE O ELEGEU.ASSESSOR DESSA DESGRAÇA NÃO TEM CURSO NEM DE ALFABETIZADO.XÔ MARMOTA
Ricardo 09/08/2014 12:00
Excesso é um advogado comentar sobre o que não conhece. Incrível como são hipócritas. São tão maléficos, quando agem sem ética, quanto os corruptos,
Ver mais comentários
20
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>