Recesso 07/08/2014

Assembleia terá apenas uma sessão semanal na campanha

A partir da próxima semana e até outubro, as sessões plenárias acontecerão às terça-feiras, podendo haver reuniões extras em caso de exame de matérias que a AL considere importantes. Decisão desagradou a opositores
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18826, 'email': 'politica@opovo.com.br', 'nome': 'Bruno Pontes'})
Bruno Pontes politica@opovo.com.br

 

Os deputados estaduais cearenses terão apenas uma sessão plenária semanal durante o chamado “recesso branco” das eleições. A partir da próxima semana e até o fim de setembro, os parlamentares – a maioria dos quais busca a reeleição - só darão expediente na Assembleia às terças-feiras. Governistas dizem que atividades legislativas não serão prejudicadas. Para opositores, decisão “blinda” o governo durante a campanha.


Em reunião ontem da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes da Assembleia, por oito votos a quatro, venceu a defesa de uma sessão obrigatória na terça, com possibilidade de outra na quarta no caso de chegarem matérias consideradas relevantes.


Eliane Novais (PSB), que disputa o governo, Fernanda Pessoa (PR), Roberto Mesquita (PV) e Ely Aguiar (PSDC) votaram para que durante a campanha o Legislativo continuasse realizando quatro sessões semanais, de terça a sexta.


“Querem cercear nossa voz, não querem aprovar as matérias de interesse dos servidores que estão embarreiradas. A Assembleia virou uma secretaria do governador”, disse Eliane após a reunião.


Fernanda Pessoa (PR), filha de Roberto Pessoa (PR), candidato a vice-governador na chapa de Eunício Oliveira (PMDB), afirmou que “eles (os governistas) querem só um dia de sessão para a gente não poder debater. Mas, nesse um dia que tiver, a oposição estará presente para usar a tribuna”.


Vitrine da Assembleia

O líder do governo, José Sarto (Pros) observou que recessos eleitorais são comuns em todas as casas legislativas do país. “Haverá uma reunião ordinária semanal e tantas quantas necessárias para dar vazão às demandas do governo, do Judiciário etc.”.

 

Ainda segundo Sarto, as queixas dos opositores se devem principalmente ao seu “interesse legítimo” de usar a rádio e a TV da Assembleia para divulgar suas candidaturas e as de seus aliados.


Primeiro secretário da Mesa Diretora, Sérgio Aguiar (Pros) disse que ele e os colegas “vamos continuar sendo parlamentares, só não tendo a presença na Casa todo dia”.


Em 2010, a Assembleia fez duas sessões semanais durante a campanha. O presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (Pros), disse ao O POVO, em julho passado, que a redução deste ano se deve ao fato de que “o Ceará cresceu”, e a população estaria pressionando os deputados a visitar suas bases eleitorais. O salário dos deputados estaduais é de R$ 20.042 mensais.

 

SERVIÇO

 

Assembleia Legislativa do Ceará

Site: www.al.ce.gov.br

 

Votaram por uma sessão às terças e, caso preciso, outra às quartas


Votos Informados pela assessoria de Eliane Novais. José Sarto e Sérgio Aguiar preferiram não individualizar os votos além dos seus próprios


Tin Gomes (PHS),

1º vice-presidente da AL

 

Sérgio Aguiar (Pros),

1º secretárioda Mesa Diretora

 

Manoel Duca (Pros),

2o secretárioda Mesa Diretora

 

José Sarto (Pros),

líder do governo

 

Mário Héiio (PMN)

Líder do bloco PTdoB, PTB, PHS, PMN, PCdoB


Ronaldo Martins (PRB)

Líder do PRB


Fernando Hugo (SD)

Líder do SD


Votaram pela manutenção das quatro sessões semanais


Eliane Novais (PSB)

Líder do PSB


Fernanda Pessoa (PR)

Líder do PR


Roberto Mesquita (PV)

Líder do PV


Ely Aguiar (PSDC)

4º secretário da Mesa Diretora


 

Saiba mais


1. REGIME ESPECIAL

O POVO mostrou em 17 de julho que o funcionamento da Casa durante a campanha eleitoral já dividia opiniões. O presidente Zezinho Albuquerque (Pros) defendia uma sessão semanal, enquanto opositores consideravam isso “desrespeito à população”.

 

2. ESVAZIAMENTO

Na sexta-feira passada, quando a Assembleia retomaria as atividades plenárias após o recesso, apenas 15 deputados (um a menos para haver quórum) estavam no plenário até as 9h20, horário limite para abertura da sessão, que acabou cancelada.

 

espaço do leitor
carlos 07/08/2014 09:18
E por esta e outras que deveria haver um impedimento para se candidatar se estiver em pleno mandato, o politico eleito ficaria impedido de se candidatar a qualquer cargo por 4 anos.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>