/CAMPANHA NO CE/ 06/08/2014

PT enquadra candidatos que omitem Camilo e Mauro Filho em campanhas

O presidente estadual da sigla disse que, caso petistas insistam em não mencionar a dupla em seus materiais de campanha, poderão responder a processo disciplinar. Luizianne e Eudes Xavier dizem que não abraçarão a causa
notícia 10 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16449, 'email': 'hebely@opovo.com.br', 'nome': 'H\xe9bely Rebou\xe7as'})
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br

 

O PT do Ceará decidiu enquadrar candidatos a deputado federal que estão omitindo os nomes de Camilo Santana (PT) e Mauro Filho (Pros) em seus materiais de campanha ou que estão fazendo “vista grossa” para a associação de suas imagens às candidaturas de oposição.


Umbilicalmente ligados à cúpula do Executivo estadual, Camilo e Mauro concorrem aos cargos de governador e senador, respectivamente, na chapa majoritária governista. Nas páginas oficiais da campanha no Facebook, O POVO identificou pelo menos dois petistas que optaram por omitir a dupla em alguns de seus adesivos, panfletos e bandeiras: a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins e o deputado federal candidato à reeleição Eudes Xavier.


Há casos, ainda, como o de Odorico Monteiro (PT), que postula vaga na Câmara dos Deputados pela chapa petista, mas tem o nome envolvido em dobradinhas com Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB) no município de Mulungu, a 102 quilômetros de Fortaleza. Na página de Odorico no Facebook, no entanto, há fotografias de materiais de divulgação com menções a Camilo e Mauro.


Sem especificar nomes, o presidente estadual do PT, De Assis Diniz, disse que chamará para conversar aqueles que insistirem nessas estratégias. “Nós vamos tentar sensibilizar. Se não der certo, vamos pedir a desfiliação. Se a pessoa se negar, vamos abrir processo disciplinar na comissão de ética”, advertiu o dirigente.


Segundo Diniz, no Interior do Ceará, houve “casos extremos” em que já foi necessário “convidar” colegas a se retirarem do PT. A situação teria ocorrido com o ex-prefeito de Acaraú, Pedro Fontelas dos Santos, que acabou pulando fora da sigla para poder pedir votos a Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB) para governador e senador.


Em resposta ao “ultimato” da executiva estadual, Luizianne e Eudes Xavier expuseram o descontentamento em relação à coligação majoritária e disseram que o esforço de suas campanhas será direcionado apenas ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Luizianne e Eudes são rompidos com o governador Cid Gomes (Pros), principal cabo eleitoral de Mauro e Camilo.


Já a assessoria de Odorico Monteiro argumentou que o candidato está plenamente comprometido com a dupla. “O que acontece é que algumas pessoas, espontaneamente, fazem montagens, colam imagens de candidatos uns do lado de outros. Mas isso não é decisão da nossa candidatura”, alegou a equipe.

 

CAMILO, MAURO E O PT


Materiais do PT omitem Camilo e Mauro


1) Os materiais de campanha do deputado federal Eudes Xavier irão fazer menção apenas à candidatura à reeleição de Dilma Rousseff 2) O nome de Luizianne aparece sozinho em boa parte dos materiais de divulgação 3) Odorico Monteiro aparece em montagem ao lado de candidaturas da oposição, como Eunício e Tasso Jereissati. Candidato nega responsabilidade

 

SERVIÇO

 

Comitê de Camilo Santana e Mauro Filho

Onde: Avenida Sebastião de Abreu, 180, Cocó, Fortaleza. 

Outras informações: camilogovernador.com.br

 

Saiba mais


1. LUIZIANNE E EUDES

Em depoimento enviado ao O POVO, a petista disse não concordar com os métodos da candidatura de Camilo “que é fruto de uma decisão pessoal de Cid Gomes, que lidera um grupo que tem nos perseguido e que faz mal ao estado do Ceará”.

Eudes Xavier também se pronunciou: “Não nos submetemos ao método antidemocrático utilizado de forma vergonhosa contra a militância do PT. (...) Esta campanha não nos pertence, tampouco nos representa”, disse ele.


2. MOTIVAÇÕES


Embora o nome tenha sido aprovado pela maioria da sigla, parte do PT se incomodou com a escolha da candidatura de Camilo, petista que é ex-secretário de Cid e que tem forte vínculo com o grupo do governador.


Além disso, Luizianne, Eudes e militantes críticos à aliança do PT com o Governo alegam que a campanha abriu mão da coloração majoritariamente vermelha, símbolo do PT, em troca de matizes amarelas, que marcaram candidaturas do governador Cid Gomes.


3. OUTROS CASOS


O presidente estadual do PT reforça que, até a próxima semana, irá conversar com dissidentes para tentar “sensibilizar” sobre a estratégia. Segundo de Assis Diniz, vereadores petistas da região do Cariri e do sertão de Canindé também estariam infringindo regras da sigla.


O Partido dos Trabalhadores tem argumentado que as cores da campanha representam toda a coligação, e que o vermelho está presente em todos os materiais de divulgação.

 

espaço do leitor
Jairo Oliveira 12/08/2014 01:50
Se o atual presidente do PT prezasse tanto assim pela ética.., não faria um indigno questionamento desses... Tb sou filiado do PT..., mas o voto é meu...
Júnior Alves 11/08/2014 18:05
A luizianne vai ter mais voto que esse tal de Camilo. Espere e veram.
pt lula 07/08/2014 19:48
Luizziane e Eudes. Eles Tasso Jereissatisão candidatos
DEFENSOR DA FAVELA 07/08/2014 16:06
NADA DE CAMILO. É15 PRA GOVERNADOR E 1313 DEP. FEDERAL. PRESIDENTE É DILMINHA.
Carlos Marques 06/08/2014 12:30
Ora, se esse povo dizia que o grupo da Luizianne não tinha força dentro do PT, porque agora estão desesperados na busca por esse apoio? Não ao PT amarelo!!!
Ver mais comentários
10
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>