Coligações são realizadas entre partidos, em muitos casos de forma incoerente, tendo como um dos principais objetivos obter o maior tempo na propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Tido como o principal meio de comunicação com o eleitor, o espaço tem, no entanto, tem perdido espaço como fonte de informação para a população diante da concorrência com outras mídias.
Porém, o “palanque eletrônico”, como também é conhecido, ainda representa a principal forma de obter informações dos candidatos disponível para a maioria dos eleitores.
Rejane Vasconcelos Carvalho, pesquisadora e professora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem) da Universidade Federal do Ceará (UFC), não acredita que haverá uma queda substancial na audiência da propaganda eleitoral gratuita. “É evidente que essas mídias alternativas (TV a cabo e Internet) contribuem na alteração das campanhas políticas. No entanto, o horário eleitoral gratuito continua a ser extremamente importante por condensar as principais estratégias das campanhas. Se ele ainda não fosse importante, os políticos não fariam tantas coalizões para aumentar seu tempo de exposição”.
Para a pesquisadora, já é costume do eleitor esperar a propaganda eleitoral como o momento em que a campanha realmente começa. O horário seria voltado para a parcel da sociedade que não lê jornais ou revistas e tem na televisão sua principal fonte de informação. “O maior percentual de recursos são gastos nas produções desses programas, que são uma referência para o eleitor. Mesmo que você não os assista todos os dias, eles serão objeto de interação com outras mídias, como as redes sociais, através de comentários e compartilhamentos. Quem usa a Internet e se interessa por política vai assistir os programas para comentar nas redes sociais”. (Raul Galhardi)
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