Semiárido 21/07/2014

Meta de um milhão de cisternas para o sertão será alcançada este ano

Até dezembro meta de cisternas para consumo humano deverá ser ultrapassada. Programa Água para Todos, do governo federal, passou também a instalar reservatórios para o uso de água na produção familiar
notícia 8 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br

 

Plínio Bortolotti

ENVIADO A ANTONINA DO NORTE

plinio@opovo.com.br


A meta de instalar um milhão de cisternas no semiárido nordestino para captação de água da chuva deverá ser alcançada até o fim deste ano.


Segundo balanço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), até o mês de junho foram montadas 959. 181 cisternas.


Somando-se os reservatórios já em funcionamento e a média de instalação deste ano, em dezembro a quantidade ultrapassará em alguns milhares de unidades a meta de um milhão de cisternas.


O projeto de instalar os reservatórios começou no fim da década de 1990 como projeto da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que mobilizava a sociedade para financiar a implantação de cisternas de placas.


A proposta era implementar essa “tecnologia social” para a captação da água da chuva, tendo como objetivo construir um milhão de cisternas de placas (programa P1MC), até o ano de 2008.


Em 2003, o governo Lula assume o projeto, sem estabelecer uma meta precisa para alcançar o objetivo, apesar do entendimento de que cumpriria o prazo pré-estabelecida pela ASA, que continuou o trabalho como parceira do governo.


Na presidência de Dilma Rousseff, em 2011, como propósito declarado proporcionar a “universalização do acesso à água”, o governo lança o programa Água para Todos. Para acelerar a instalação dos reservatórios, introduz as cisternas de polietileno (plástico), que são duramente criticadas pela ASA.


Segundo a entidade, que continua no projeto instalando cisternas de alvenaria, o reservatório de polietileno é mais caro, impede o envolvimento da comunidade no trabalho, despreza a mão de obra comunitária e enfraquece a economia local, pois a sua fabricação e instalação são feitas por grandes empresas. Além disso, segundo a ASA, as cisternas de plástico deformam-se com o calor, são de difícil manutenção, e tem menor durabilidade.


A Acqualimp, fabricante das cisternas de polietileno, contesta as críticas. Em nota em seu portal, a empresa afirma que o reservatório dura mais de 30 anos, sem necessidade de manutenção, e suporta bem o calor do semiárido, pois o plástico utilizado funde-se somente quando a temperatura atinge 147 graus celsius.


Cisternas de produção

Além das cisternas de consumo, o programa Água para Todos passou a instalar também as cisternas de produção, que permite o armazenamento de água para plantio familiar e criação de pequenos animas.

 

Para isso, são utilizadas tecnologias sociais como a barragem subterrânea, cisterna-calçadão e cisterna de enxurrada, que permite armazenar até 52 mil litros de água captada da chuva.


O projeto também é chamado de “segunda água” ou P1+2 (uma terra duas águas), na denominação da ASA, pois um dos pré-requisitos é que a família já disponha de água para consumo humano.

 

NÚMEROS

 

959.181

Cisternas instaladas até o mês de junho

 

SERVIÇO

 

Água para Todos

Cisternas de consumo

Ministério do Desenvolvimento Social (http://www.mds.gov.br).

Cisternas de produção Ministério da Integração Nacional (http://www.integracao.gov.br)

espaço do leitor
ronilda saldanha 02/12/2014 08:02
gostaria que atendesse as comunidades que ainda não receberam,pois as pessoas vivem com um balde na rua esperando o carro pipa.Isso é muita humilhação.
ronilda saldanha 01/12/2014 09:56
gostaria que atendesse as comunidades que ainda não receberam,pois as pessoas vivem com um balde na rua esperando o carro pipa.Isso é muita humilhação.
Alex Sagas 27/07/2014 17:22
Tem muita politicagem nessas críticas,algo tem que ser feito, o nordeste não pode esperar.Parabéns ao governo federal.
Alex Sagas 27/07/2014 17:19
É um bla bla bla ,só vejo cara criticando,mas, se não for feito nada,essas pessoas estarão perdidas.Sem politicagem,parabenizo o governo federal
Alan 26/07/2014 22:57
A vá.... precisa de carro pipa?? Sério? E chuva não enche não?! Affffff.... O cara ao invés de elogiar fica atrasando o óbvio. Tosco.
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>