CE 29/06/2014

Cid indica Camilo ao governo; Zezinho e Mauro devem completar chapa

Decisão foi fechada na manhã deste sábado. Cid considerou "muito arriscada" indicação de Guimarães ao Senado em chapa com Pros. Com o impasse, o deputado retirou sua candidatura para apoiar Camilo Santana
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'})
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br


Após meses de indefinição entre cinco pré-candidatos do Pros, o nome alçado por Cid Gomes (Pros) como candidato a governador acabou vindo de outro partido. Em convenção marcada para as 9 horas deste domingo, a legenda de Cid anunciará apoio ao deputado estadual Camilo Santana (PT) ao governo do Ceará. A informação foi divulgada pelo blog do jornalista Eliomar de Lima, do O POVO na manhã de sábado.

 

A decisão foi fechada em reunião na manhã deste sábado, onde estiveram presentes o governador e lideranças da base. Para as vagas de vice-governador e senador foram convidados, respectivamente, Zezinho Albuquerque e Mauro Filho (ambos do Pros). A convenção de hoje deve homologar apenas o nome de Camilo ao governo. Oficialmente, Zezinho e Mauro Filho estão refletindo sobre a proposta, mas devem aceitar. A homologação será apenas na segunda-feira, 30.

 

A escolha foi construída a partir de costura entre Cid, o deputado José Guimarães (PT), a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil). As conversas se intensificaram na noite de sexta-feira, culminando na escolha de Santana no sábado.

 

Segundo O POVO apurou, o governador considerou “muito arriscada” a indicação de Guimarães ao Senado em chapa encabeçada por nome do Pros. Diante disso, o petista optou por retirar sua candidatura para apoiar Santana.

 

PT prega unidade
Na noite de ontem, o Diretório do PT no Ceará se reuniu e aprovou, por unanimidade, opção pela candidatura de Camilo Santana. Também foi aprovada moção de reconhecimento e agradecimento a José Guimarães por abdicar da disputa ao Senado.

 

Apesar de Luizianne Lins (PT) ter dito que não apoiaria candidato petista indicado por Cid, o grupo da ex-gestora no partido não expôs insatisfação na reunião de ontem e aplaudiu Camilo. Segundo o vereador Ronivaldo Maia (PT), a corrente da ex-prefeita deverá se reunir com o candidato para avaliar participação do grupo na campanha.

 

Camilo Santana e José Guimarães, por sua vez, reforçaram apoio a qualquer candidatura petista, incluindo a de Luizianne. “Não deixaremos que façam massacre com candidatura nossa”, disse, às lágrimas, o deputado Guimarães. Chegando após a votação, Santana foi recebido sob muitos aplausos dos correligionários. Após breve fala dele, petistas formaram filas aos montes para abraçar e bater fotos com o candidato.

 

Candidato
Conforme O POVO apurou, a influência de Santana no Cariri foi um dos fatores que contribuíram para a indicação. Deputado mais votado na eleição de 2010 (131,1 mil votos), o petista é próximo de Cid e assumiu as secretarias de Desenvolvimento Agrário e Cidades na gestão durante quase sete anos.

 

Camilo Santana também chegou a ser cotado para a Prefeitura de Fortaleza em 2012, em chapa com apoio do governador Cid Gomes. Antes disso, ele disputou por duas vezes a Prefeitura de Barbalha, sua terra natal, sendo derrotado em ambas.

 

SERVIÇO

 

Convenção da base do governo Cid Gomes
Quando:
hoje
Onde: Ginásio da Faculdade Ari de Sá. Av. Heráclito Graça, 826, Centro
Horário: 9 horas

 

Saiba mais

 

Em seu perfil no Twitter, o deputado federal José Guimarães publicou uma série de mensagens sobre a decisão de desistir da candidatura ao Senado para apoiar Camilo Santana ao Senado.
Disse o deputado: “Dia de multa emoção pelo Brasil e pela decisão que tomei na minha vida pública. A mais difícil, a mais delicada porém a mais correta. Obrigado aos que compartilharam comigo tamanha decisão”.

 

Em entrevista ao O POVO, o deputado Lula Morais (PCdoB) disse que o PCdoB aguarda anúncio oficial de Cid Gomes para comentar chapa da base aliada ao governo. O partido luta, sem apoio de Cid, para emplacar o senador Inácio Arruda à reeleição.

 

O POVO apurou ainda que já foram fechadas diversas coligações proporcionais para as eleições de deputados neste ano. Uma das mais expressivas envolve dez partidos para deputado federal, incluindo PT, Solidariedade, PDT, PCdoB, PTB, PSD, PSDL, PRB, PHS, Pros e PP.

 

Chama atenção chapa para deputado estadual fechada pelo PT e cinco outros partidos. O grupo inclui o Solidariedade, ninho para diversos críticos do PT na Assembleia, como o deputado Fernando Hugo.

 

espaço do leitor
Luiz Carlos 30/06/2014 02:03
O PT se prestou ao papel de partido de aluguel, numa decisão de cima pra baixo, sem ouvir os militantes decidiram pelo petista-cidista Camilo Santana, é uma pena que o Ceará fique sem muitas opções, ainda bem que existe o PSOL, vou votar no Ailton Lopes, senao não saberia em quem votar.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>