ALDEOTA 02/06/2014

Futuro da Praça Portugal será decidido nesta semana

Audiência Pública será realizada hoje na Câmara Municipal de Fortaleza para discutir o projeto da Prefeitura, que acaba com Praça Portugal como hoje existe e altera todo o espaço. Votação está prevista para amanhã
notícia 14 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18975, 'email': 'raulgalhardi@opovo.com.br', 'nome': 'Raul Galhardi'})
Raul Galhardi raulgalhardi@opovo.com.br
Divulgação


Esta semana será decisiva para a definição do futuro da Praça Portugal, na Aldeota. Hoje haverá audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza para discutir o projeto de demolição da praça e substituição por um cruzamento e quatro áreas de lazer, segundo polêmico projeto apresentado pela Prefeitura de Fortaleza.


O presidente da Câmara, vereador Walter Cavalcante (PMDB), disse que a expectativa é de que “a sociedade vá a Câmara e leve propostas”. O presidente destaca também que o projeto já deverá ser votado amanhã, caso não seja apresentada nenhuma emenda.


O vereador Guilherme Sampaio (PT), entretanto, já deu entrada na última quinta-feira, 29, com emenda para alterar o projeto de lei. Pela proposta do petista, a Prefeitura deve realizar Concurso Nacional de Ideias para o novo projeto arquitetônico e urbanístico da praça e entorno, assegurando ampla divulgação da disputa e participação de estudantes e profissionais de Engenharia e Arquitetura.


A emenda prevê ainda como condição que nenhuma das propostas pode colocar em xeque a permanência da Praça Portugal, que deve continuar com sua forma e localização originais com o mínimo de modificações.


Na última quarta-feira, 28, a comissão especial da Câmara responsável por analisar o projeto de mudança no local aprovou parecer favorável à ação proposta pela Prefeitura para a área. Os vereadores da oposição Guilherme Sampaio (PT) e João Alfredo (Psol) se retiraram da reunião sem votar, após discussão sobre pedido de vistas, que acabou derrubado pela base aliada.


Críticas

Guilherme, autor do requerimento, diz esperar que a audiência pública seja um momento onde “pela primeira vez possa existir um debate democrático avaliando o projeto da Prefeitura e outras opções possíveis para a praça”, defende “Os princípios que devem reger esse processo de intervenção urbana são os da prudência e da cautela e não o da urgência”.

 

Para João Alfredo (Psol), a audiência pública não pode existir apenas para cumprir uma mera formalidade. O vereador destaca que “o arquiteto e a empresa responsáveis pelo Acquario Ceará, são os mesmos que criaram o projeto da Prefeitura para a praça” e que, segundo ele, estariam sofrendo processo, no âmbito da Justiça estadual, por tentativa de fraude à Lei de Licitações.


O POVO tentou contato com o líder da Prefeitura na Câmara, Evaldo Lima (PCdoB), na tarde e na noite de ontem, mas as ligações não foram atendidas.

 

SERVIÇO

 

Audiência pública

Quando: 2 de junho, às 14h30min

Onde: Câmara Municipal de Fortaleza


Espaços e trânsito em mutação


1) Maquete virtual mostra como a Prefeitura pretende deixar o local onde é hoje a Praça Portugal, com a área central dando lugar a cruzamento e a ampliação das ilhas laterais. 2) Praça Portugal antes das mudanças que começaram com o binário 3) O trânsito que já começou a ser alterado na região.

 

> TAGS: aldeota binário
espaço do leitor
Alexandre Alcantara Holanda 02/06/2014 12:24
Absolutamente desnecessária a intervenção. Só necessitamos de revitalização como a que ocorreu com a Raul Soares em BH. Os veículos (e talvez o dinheiro) está ditando a ordem dessa obra. Uma lástima!
Advogado 02/06/2014 11:35
Com as modificações realizadas a Praça Portugal perdeu o sentido, foi transformada num fluxo mais perigoso. Antes contra, hoje a favor da demolição. Não precisamos gastar muito. O ideal seria abrir as avenidas e espaços simples em torno, nada de obras faraônicas.
Advogado 02/06/2014 11:32
É perigoso atravessar um sinal de pedestre tão longo, quanto tempo seria necessário?
Advogado 02/06/2014 11:24
Já atravessei as vias a pé, é perigoso. Não atende aos fluxos humanos de ir e vir, teremos que nos habituar a ir e vir em determinados espaços. Existe um risco de atropelamento para todos e bem mais para os idosos. Espaço Center Um...Del Paseo, precisando ser reformado.
Advogado 02/06/2014 11:20
O imáginário sempre suplanta o real. O projeto imaginário das vias não comporta o perigo das travessias para o pedestre e nem comporta a ultrapassagem dos ônibus, mas sonho é isso, sonho não é realidade , só observamos as vantagens.
Ver mais comentários
14
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>