Samyr Barbosa, publicitário
“Já que o trabalho toma boa parte do meu tempo, preciso recuperar o tempo perdido aos finais de semana. O desafio é grande. Além da minha dificuldade pessoal, tem também a questão da concorrência, que tem aumentado cada vez mais”, diz. Para ele, cada um tem uma rotina específica de estudos, portanto, Samyr Barbosa indica que o candidato deve identificar a rotina que lhe dê rendimento. “Respeite seus limites, e separe um tempo para o lazer”.
Marcos Yuri Saboia, recém-formado em direito
Marcos Yuri Saboia é recém-formado em direito e já estuda há dois anos para concursos públicos. O segredo dele é ter foco nos estudos diariamente. Vale também pedir ajuda dos amigos que também estudam. “É manter a disciplina. Você ter um hábito de estudo diário. É muito importante você estudar só, por mais que você compartilhe alguns assuntos com algumas pessoas, é importante você ter seu tempo sozinho para estudar, ficar afastado das redes sociais também.”
Pedro Vasco, advogado
Já são seis anos de estudo para o advogado Pedro Vasco. Tanto tempo assim se deve a inconstância nos estudos, porque as atividades do dia a dia tendem a atrapalhá-lo. Seria mais fácil para ele se o estudo fosse contínuo. “A minha principal dificuldade nesse tempo é manter uma constância no tempo de estudo porque no decorrer da vida aparece alguma coisa para resolver. Às vezes, estou no meio do estudo e tenho que parar para resolver alguma coisa e para voltar já fica um pouco mais difícil.”
Gemma Galganni, professora de dança do ventre
Iniciante, Germana Galganni estuda há apenas três meses. Como ainda falta um tempo para ela adquirir experiência, a dificuldade é com relação ao número de matérias. “O principal desafio para mim é assimilar todas as matérias, mesmo as mais fáceis. Sem falar em conseguir estudar o tanto de matérias que pedem no edital e todo dia na mesma rotina sem perder o foco. No mínimo quatro horas por dia no máximo oito. Também tiro tempo para trabalhar e também namorar”.