O Ceará é pródigo quando o assunto é exportar alunos para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São Paulo. Quando formados engenheiros, seguem carreiras nos estados do Sul e Sudeste. Outros optam pelo caminho do Exterior. São assediados por salários e benefícios e, na maioria das vezes, dicam longe do Estado.
Para atrair cérebros de volta, a Associação dos Engenheiros do ITA do Ceará (AEITA-CE) realizou o Encontro de Carreiras no Estado, a fim de aproximar empresas locais dos “iteanos” – termo para alunos e ex-alunos do ITA. O objetivo é mostrar que empresas têm interesse em contratar os alunos, conforme área de atuação.
Contato com o Ceará
De acordo com Davis Mesquita, vice-presidente da AEITA-CE, o aluno que termina a graduação no instituto não conhece as oportunidades em solo cearense. “Ele é bombardeado pelas empresas do eixo Sul-Sudeste. É preciso um contato com o empresariado do Ceará para que enxerguem oportunidades aqui”, avalia. Segundo ele, de cem cearenses formados no ITA, 5% resolvem buscar emprego no Estado.
A pouca oferta de oportunidades fez com que o engenheiro mecânico Fábio Sabóia buscasse emprego no Rio de Janeiro, numa unidade da Petrobras, em Macaé. “Quando me formei, a área era muito limitada no Ceará. Não me recordo de empresas do Estado terem me procurado”, afirma. Apesar do momento de dificuldade da economia, ele não descarta a possibilidade de voltar à terra natal.
José Neto, aluno do 3º ano do curso de engenharia aeronáutica acredita que os empregos de verão (Summer Job) – entre um a três meses – estimulam os alunos cearenses. Dão uma chance de repensar sobre a vida longe dos amigos e familiares. “Os empregos de verão atraem os alunos que querem passar férias, ficar próximo da família e aprender um novo ofício. Estimula, sem dúvidas, quem quer voltar”, destaca.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Empregos & Carreiras