radar.dom 24/04/2016

Intimidação. Camilo Santana afirma ter recebido ameaças anônimas

Para Camilo, intimidações são reação a medidas do Estado como a aprovação da lei que bloqueia o sinal de celulares nos presídios e a transferência de presos
notícia 11 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16431, 'email': 'thiagopaiva@opovo.com.br', 'nome': 'Thiago Paiva '})
Thiago Paiva thiagopaiva@opovo.com.br
FOTO MAURI MELO
Camilo Santana anunciou início do cadastramento de usuários no Bilhete Único Metropolitano


O governador Camilo Santana (PT) afirmou ontem que nos últimos meses sofreu ameaças de morte anônimas, que teriam partido de membros de facções criminosas que atuam no Ceará. Tentativas de intimidação materializadas através de mensagens para os perfis pessoais do chefe do Executivo Estadual nas redes sociais e telefonemas. Segundo ele, as ações seriam uma retaliação à postura do Estado em combater a criminalidade e fariam parte da série de atentados registrados no Estado desde o início do ano.


“Já recebi ameaças por Facebook e ameaças anônimas. E se isso é uma tentativa de intimidar o governador, nós não vamos nos intimidar. Vamos continuar trabalhando firme e forte”, assegurou, sem dar detalhes. As declarações foram feitas durante o lançamento do Bilhete Único Intermunicipal, realizado pela manhã, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


Para Camilo, o motivo das ameaças está relacionado às ferramentas utilizadas pelo Governo no combate à criminalidade, como a aprovação da lei que objetiva o bloqueio do sinal de celulares nos presídios estaduais — que ainda não foi regulamentada — e as transferências de detentos considerados de alta periculosidade para presídios federais.


“Já transferimos 13 grandes criminosos do Ceará para o Mato Grosso, para Rondônia, presídios federais que têm um controle muito mais rigoroso que os presídios estaduais, inclusive com bloqueio de celular. E tudo o que eles não querem é ir pra presídio federal. Nós já transferimos 13 e vamos continuar transferindo”, reagiu.


Desde janeiro, 28 atentados ou ameaças foram registrados no Ceará. Destes, 13 ocorreram entre os dias 2 e 6 de março, na Grande Fortaleza. Outras 15 ações criminosas se deram entre os dias 5 e 21 abril, em vários municípios. Prédios e veículos, públicos e privados, foram atacados.


Na ocasião, O POVO divulgou que a maioria dos ataques teria sido ordenada de dentro dos presídios do Estado, como a ameaça com carro-bomba deixado próximo à Assembleia Legislativa, cuja ordem partiu de dentro da penitenciária de Pacatuba.


Facções

De início, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) negou a versão. Porém, com o avanço das investigações, através de entrevistas concedidas por delegados de Polícia Civil, a pasta admitiu que parte dos atos foram ordenados por membros de facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV), que teve um dos membro presos esta semana pelo ataque ao 23º Distrito Policial, no Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia.

 

Já a denúncia anônima alertando para uma ameaça de bomba no prédio do Fórum Clóvis Beviláqua, na última quarta-feira, teria sido feita por um telefonema anônimo que partiu do Estado do Piauí, segundo o governador.


“Está se tentado criar uma desestabilização da Segurança Pública. Precisamos ter muita responsabilidade, mas nós não vamos abrir um milímetro sequer em combater o crime no Estado do Ceará”, completou.

 

SERVIÇO

 

Como se cadastrar

É preciso levar original e cópia de CPF, RG e comprovante de endereço com CEP a um dos pontos de cadastramento. O cartão do Bilhete Único Metropolitano é gratuito e a primeira recarga necessária custa R$ 7,20, a ser paga por boleto bancário. O valor poderá ser usado para pagamento de passagens a partir de 1º de junho. Dez dias após o pagamento do boleto, o usuário poderá buscar o cartão do Bilhete Único com seu nome e foto.

Onde de cadastrar

Em Fortaleza: Vapt Vupt do Terminal de Messejana, Terminal do Antônio Bezerra, Terminal da Parangaba, praça José de Alencar, sede do Sindiônibus. Em Caucaia: Praça Fausto Dário Sales. Em Maracanaú: North Shopping Maracanaú

 

SAIBA MAIS

Segundo o superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, a previsão é que o uso do bilhete único seja estendido para os veículo de transporte complementar somente em 2017.


Para fazer a recarga, o usuário poderá inserir o valor que desejar. O procedimento pode ser realizado em um dos pontos de cadastramento, em um estabelecimento comercial credenciado, ou pela internet pelo site www.vtefortaleza.com.br. O valor da passagem varia de acordo com o município.

 

espaço do leitor
Cicero Chaves 30/04/2016 09:28
O que vou falar como desabafo e revolta após ser vitima de assalto e ter perdido amigos queridos para a violência é o seguinte: " A única forma de diminuir e controlar a bandidagem é construir presídios nos moldes de AUSCHWITZ e TREBLINKA.". Até quando teremos que sustentar a pão de ló, marginais que nos roubam, machucam e nos deixam em clima de alerta e TERROR constante, no mínimo deveríamos retribuir o que nos causam !
Anônimo 28/04/2016 19:04
Essa semana já abriram as pernas para deixar todos soltos no IPPOO II, dessa forma facilitando fugas.
Anônimo 28/04/2016 19:03
A direção do IPPOO II deixa rolar solto a entrada de celular e drogas porque deixa os presos mais 'calmos' e assim não tem mortes nem rebeliões e dessa forma não perdem a boquinha dos cargos comissionados. A maioria entra pelo muro, por forma de 'rebolo'.
D 28/04/2016 18:57
A direção dos presídios cearences são a favor da entrada de drogas e celulares.
lima 28/04/2016 09:11
É preciso que toda a sociedade cearense, principalmente os políticos, mostre força e manifeste seu apoio às medidas de combate à violência.
Ver mais comentários
11
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-03-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS