De acordo com a Anatel, 122 empresas estão autorizadas a oferecer banda larga fixa no Ceará. A maioria é de pequeno porte e está no Interior. Nem todas preveem em seus contratos a limitação de dados. Algumas, inclusive, veem o momento como oportunidade de ampliar participação no mercado.
Este é o caso, por exemplo, da Multiplay, que tem mais de 45 mil clientes, em Fortaleza. “A Multiplay não aderiu à política de limitação da Internet por franquia e nem pretende. Seria totalmente contraditório num momento como este impor ou modificar a forma de utilizar a internet quando nossa previsão é oferecer mais velocidade para os atuais e futuros clientes”, afirmou o diretor de marketing Junior Oliveira. Ele ressalta que a empresa pretende, até 2017, ampliar a cobertura, de 47 bairros para 100% da Capital, além de Eusébio e Maracanaú.
O sócio diretor da Mob Telecom, Sayde Bayde, também se posicionou contra a mudança. “Consideramos um retrocesso, além de ser prejudicial para o desenvolvimento da Internet”. Para Bayde, aplicativos de mensagem como o WhatsApp, favorecem o crescimento do acesso à rede.
A Brisanet, que tem mais de 49,8 mil clientes no Interior do Estado, e também cobertura em municípios na Paraíba e Rio Grande do Norte, destacou em seu site este diferencial. “Para nós não faz sentido criar franquia, pois além do Google, Facebook e Netflix armazenarem os seus dados acessados dentro do nosso data center (servidores), a empresa construiu ampla infraestrutura de rede de fibra óptica para atender nossos clientes, sem redução de velocidade”, informou o diretor comercial, Jordão Estevam. Ele frisa que a empresa programa expansão para mais 100 cidades do interior do Nordeste neste ano.
Os planos de internet fixa da NET/Claro já possuem franquias. A empresa informa em seu site que este é um “fator chave” para garantir a velocidade de conexão da banda larga. Se o limite de dados for ultrapassado, o usuário precisará navegar com a menor velocidade de internet oferecida pela empresa.
A Oi prevê a redução em contrato, mas informa que atualmente não pratica redução de velocidade ou interrupção da navegação após o fim da franquia de dados de seus clientes de banda larga fixa. Posicionamento igual ao da Sky.
Já a Telefônica Vivo informa que os clientes ADSL (ex-Speedy) que adquiriram planos a partir de 5 de fevereiro deste ano estão sujeitos ao novo contrato, porém com condições promocionais até o fim deste ano, que manterá o serviço de internet sem bloqueio, mesmo após o término da franquia. O mesmo deve ocorrer com os clientes GVT e Vivo Fibra que adquiriram os serviços a partir de 2 de abril. (Irna Cavalcante)
Dicas
Para economizar no consumo de dados da internet fixa
1. Diminua a resolução de qualidade da imagem dos vídeos. Netflix e Youtube, por exemplo, oferecem esta opção em suas configurações de conta. Para se ter uma ideia, um vídeo exibido em ultra definição (Super HD ou 4K) consome, em média, 7GB por hora, já um apenas em alta definição (HD), equivale a 3GB por hora.
2. Nos pacotes premium dos principais serviços de streaming de áudio é possível que o usuário baixe músicas que poderão ser ouvidas mesmo quando o aparelho não estiver conectado à internet.
3. Altere as configurações de segurança do seu Wi-fi para impedir que estranhos usem a sua conexão.
4. Quanto mais dispositivos conectados à rede, maior a possibilidade do consumo de dados.
5. Não programe a atualização dos sistemas operacionais e dos aplicativos para o modo automático. Faça apenas os do que julgar necessário.
6. Desconecte a internet quando não a estiver utilizando.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016