Reportagem.dom 07/02/2016

Congresso. Metade dos parlamentares tem parentes na política

notícia 1 comentários

Um levantamento da ONG Transparência Brasil sobre as últimas eleições, de 2014, mostra que 49% dos parlamentares que atuam no Congresso brasileiro têm algum parente político. O objetivo do estudo era mostrar que, apesar de o quadro de congressistas ter ganho novos nomes, as cadeiras do Legislativo continuam nas mãos dos mesmos grupos.

 

Seja pai, seja ex-marido, a incidência de deputados e senadores com tradição familiar política é maior entre mulheres. Com 10% das vagas do Congresso, mais da metade delas (55%) têm algum parente, consanguíneo ou por matrimônio, que lhes acompanhou ou precedeu na carreira política. É o caso citado da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que foi casada com o ex-líder do PSB do Ceará, Sérgio Novaes. O estudo também destaca que todas as sete vice-governadoras eleitas no País têm parentesco com algum político. No Ceará, a vice-governadora , Izolda Cela, é casada com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda. Ambos integram o grupo político dos irmãos Ferreira Gomes.


A região Nordeste lidera nas relações de parentesco entre políticos, chegando a 63% dos eleitos na Câmara e 59% dos que chegaram ao Senado. Pelo filtro da ONG, os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB) entram nesta contagem. O primeiro por ser filho do ex-senador Carlos Jereissati e o segundo por ser irmão da ex-prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira, e genro de Paes de Andrade, ex-deputado federal.


Entre os parlamentares mais jovens, com 35 anos ou menos, o percentual de eleitos com parentes chega a 85%, o que mostra que a estrutura pode se manter nas próximas gerações. (Isabel Filgueiras)

espaço do leitor
Lunga Jr 07/02/2016 07:11
Em Tauá um clã tem o prefeito, um deputado estadual e um federal cada um por um partido diferente por amplo, geral e irrestrito amor à democracia representativa além do tuxaua da tribo dar seu sangue bravamente no TCE para o bem da boa gestão pública, enfim os caras são situação, oposição, muristas, casam, batizam, crismam, tocam o sino e acompanham a procissão, enfim orgiulhosamente lá se vive na idade média com os príncipes ungidos por Zeus e nada vai mudar nos próximos vinte anos.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>