25/05/2014

A face de protestos da Copa

notícia 0 comentários


Desde junho de 2013, quando as manifestações tomaram as ruas do País, o brasileiro passou a relacionar diretamente o debate sobre a Copa com os protestos.

 

“O período pós-junho dá um sentido mais eficaz à luta das pessoas nas ruas. Mas a rua é um espaço eficaz para potencializar essas demandas desde muito antes da Copa”, aponta Caio Feitosa, membro do Comitê Popular da Copa. Para o sociólogo, o Mundial é uma grande oportunidade de pautar discussões na esfera pública.

 

Entusiasta da Seleção Brasileira, o produtor cultural Pedro Carlos Alvares acredita que as manifestações não atrapalham nem enfraquecem a Copa do Mundo. “Os turistas já são acostumados com manifestações. É muito comum na Europa, por exemplo. É legítimo, ocorre normalmente no mundo inteiro, não é sinal de que o mundo vai desabar”, defende.

 

Às vésperas do início do megaevento esportivo, muitos são os protestos e greves espalhados pelo País. Funcionários do transporte público de São Paulo, Polícia Militar em Recife, estudantes e trabalhadores da construção civil em Fortaleza, professores no Rio de Janeiro e famílias desapropriadas em Belo Horizonte são exemplos de manifestações que ocupam as ruas para tornar pública a insatisfação com as condições de trabalho.

 

Na capital cearense, apenas durante a última semana, estudantes, operários da construção civil, moradores de comunidades desapropriadas, garis e agricultores foram às ruas do Benfica e do Centro. Em alguns casos, os protestos terminaram em confronto com a Polícia. (Paulo Renato Abreu).

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>