Segurança no Ceará 03/01/2017

Delegado federal é cotado para assumir SSPDS

notícia 0 comentários
REPRODUÇÃO INSTAGRAM
André Costa atua como delegado federal em Alagoas

Cearense, de 38 anos, o delegado da Polícia Federal em Alagoas André Costa é um dos nomes mais cotados para assumir o comando da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com perfil jovem e técnico, Costa acumula 15 anos de carreira na PF, passando pelos estados de Sergipe e Tocantins. Antes, atuou por dois anos como escrivão da Polícia Civil cearense e foi ainda agente de trânsito na Capital, aos 18 anos.

 

As informações foram apuradas pelo O POVO, mas não são confirmadas pelo Palácio da Abolição. Fontes do Governo reiteram, porém, que o novo secretário é “cearense, jovem, da Polícia Federal e mora fora do Estado”, o que aumenta as expectativas em torno de André Costa.


Na rede social Instagram, onde mantém canal de coaching (consultoria) para a preparação em concursos públicos de alta performance na carreira jurídica — usado também para compartilhar mensagens motivacionais e notícias da PF —, Costa afirma que teve a carreira “construída no trato justo, paciente, leal e respeitoso com todos”.


Na mesma postagem, de 26 de novembro, o delegado diz que já abriu mão de outras propostas na carreira para estar próximo da filha, em Maceió, mesmo ficando longe da família, em Fortaleza. O POVO tentou ouvir o delegado, mas ele não retornou as mensagens.


Outro nome cotado foi o do também cearense e delegado da PF Antônio Tarcísio Alves de Abreu Júnior, que ocupa a Superintendência da PF no Piauí desde 2013. Tarcísio tem 48 anos, foi delegado regional de Combate ao Crime Organizado em Juazeiro do Norte (CE), cargo que assumiu em 2011. De forma interina, comandou ainda Superintendência da PF no Ceará, no início de 2013.


Tarcísio é irmão do tenente-coronel Clairton Alves, atualmente lotado na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). Em conversa com O POVO, o militar se disse “feliz” com a possibilidade, mas negou ter conhecimento de qualquer informação sobre o assunto.


Atual secretário, Delci Teixeira está de férias. Ele deve retornar a Fortaleza amanhã, quando o governador Camilo Santana (PT) deverá fazer o anúncio das mudanças. Já o secretário-adjunto da SSPDS, o coronel Lauro Prado não pretende continuar no cargo. Ele afirmou ao O POVO que não tem vontade de se manter no sub-comando da pasta.


O POVO apurou ainda que o coronel Geovani Pinheiro deve permanecer no comando-geral da Polícia Militar. Já o cargo de delegado-geral, entregue por Andrade Júnior no dia 22 de dezembro, continua em aberto. A função é temporariamente ocupada pelo delegado Marcus Rattacaso. (Thiago Paiva)

 

Saiba mais

Conforme O POVO publicou na última quarta-feira, 28, havia rumores de que o vice-prefeito Moroni Torgan (DEM) era cotado para assumir a pasta ou indicar o novo titular, que poderia vir a ser o delegado aposentado da PF e ex-deputado federal Paulo Duarte (DEM), que até o ano passado era prefeito de Limoeiro do Norte e não se reelegeu.

 

Em 2014, Duarte contrariou a orientação do partido e apoiou Camilo na disputa estadual. No governo Tasso Jereissati (PSDB), ele foi subsecretário e secretário da Segurança e da Justiça. O chefe de Gabinete de Camilo, Élcio Batista refutou as informações.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano