Seca 16/01/2017

Camilo decreta emergência em Fortaleza e Região Metropolitana

Dos 153 açudes cearenses só 17 têm volume de água acima de 30% da capacidade, enquanto 37 estão secos e 48 no volume morto. Situação emergencial pela primeira vez se estende até a Capital
notícia 3 comentários


A tragédia que atinge o Sertão após cinco anos de seca é cada vez mais percebida na Capital. Apesar de a infraestrutura hídrica do Estado ter dado sempre prioridade ao abastecimento de Fortaleza, o governador Camilo Santana (PT) baixou decreto no qual declara situação de emergência na Cidade e outros seis municípios da Região Metropolitana. É a primeira vez na atual seca que é decretada emergência na Capital.


Além de Fortaleza, foi decretada emergência em Aquiraz, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú e Maranguape. O decreto é condição para liberação de recursos federais e dá velocidade a ações emergenciais. Foi assinado pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo novo secretário da Segurança Pública, André Costa.


Com os sete novos, chega a 137 o número de municípios em emergência. Outros sete municípios da Região Metropolitana já vinham em emergência: Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Pacajus, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante e São Luís do Curu.

 

Onde há água

Dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), só 17 estão com o volume de água acima de 30% da capacidade. O Estado tem reserva hídrica de 6,48%. São 48 açudes em volume morto, além de 37 classificados como secos. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), chuvas precisam ocorrer nos lugares certos por, pelo menos, dois meses para que cenário se regularize.


Como O POVO mostrou neste sábado, nenhum dos três maiores açudes cearenses recebeu água com as chuvas de janeiro até aqui. Os meses de pré-estação, que antecedem fevereiro, tradicionalmente, têm chuvas irregulares.


A maioria dos locais que ainda tem ao menos 30% do volume de água está em um corredor de até 100 quilômetros do litoral. São açudes pequenos e rapidamente reabastecidos com precipitações pouco volumosas. O açude Itaúna, por exemplo, em Chaval, a 425 km de Fortaleza, é o maior deles e está com 44,77% da capacidade total, de 7,75 mil metros cúbicos — o Castanhão pode armazenar até 6,7 bilhões de metros cúbicos.


Também está nesta região o açude Gavião, por onde passa parte das águas do Orós e Castanhão para abastecer Fortaleza. O reservatório é caso excepcional. É mantido com aproximadamente 80% da capacidade, para facilitar o tratamento da água.


Irregularidade

“Uma característica nossa é a irregularidade nas chuvas. Chove tanto num período curto de tempo quanto nos mesmos locais”, explicou o meteorologista Raul Fritz, da Funceme. Ele lembrou janeiro do ano passado, quando as precipitações chegaram a quase o dobro do esperado, mas o aporte para o Estado ficou próximo a 1%.


Segundo Fritz, para a quadra chuvosa é necessário que isso se inverta. As precipitações precisam ocorrer onde as bacias hidrográficas têm rios que chegam até os principais açudes. “Dois meses seguidos de chuvas intensas e acima da média, com boa distribuição. Isso permitiria aporte hídrico que garantiria uma segurança até a próxima estação”, afirmou. (Igor Cavalcante)

> TAGS: fortaleza
espaço do leitor
Eduardo Barros Leal 17/01/2017 15:55
Passei as férias de novembro no Oriente Médio, Emirados, Israel e Jordania, nos três, a ofreta de água é modesta, nos Emirados Árabes a precipitação de chuvas não chega a 10% do Ceará, mas eles tem água em abundancia, toda vinda do mar, passando por um processo de dessalinização, ou seja, há séculos vivemos secas, e nada se faz. A transposição é real, termina em 2017, mas sempre vamos precisar de chuva para o Rio São Francisco.
Clayton Mendonça Cunha Filho 16/01/2017 16:08
Cortar água subsidiada de termoelétrica e siderúrgica o governadorzinho não quer né?
Clayton Mendonça Cunha Filho 16/01/2017 16:08
Cortar água subsidiada de termoelétrica e siderúrgica o governadorzinho não quer né?
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano