Ceará 16/07/2016

Novos ataques são registrados no Ceará e dois PMs são baleados

Foi a primeira vez que agentes ficaram feridos durante os recentes ataques que afrontam os órgãos de Segurança Pública no Estado
notícia 7 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16431, 'email': 'thiagopaiva@opovo.com.br', 'nome': 'Thiago Paiva '})
Thiago Paiva thiagopaiva@opovo.com.br

Dois policiais foram baleados durante o atentado mais ousado contra as forças de Segurança do Ceará registrado até agora. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o sargento Mardones Chaves Costa e o subtenente Aldemir Paula Silva foram surpreendidos, na avenida Mister Hull, no Antônio Bezerra, por um grupo de criminosos que chegou ao local já atirando. Os suspeitos estavam em três veículos.

 

Os policiais caminhavam em direção a um posto de combustíveis empurrando a motocicleta, que apresentou falha mecânica, quando foram alvejados. Os criminosos fugiram em dois carros, que foram abandonados em seguida, e numa motocicleta. Um Gol, de cor branca, foi deixado na rua Matos Dourado, e um ASX Mitsubishi, de cor preta, foi abandonado na comunidade Morro do Santiago, na Barra do Ceará.


A Polícia capturou, no bairro Jardim Iracema, um homem e um adolescente, em uma moto roubada, suspeitos de envolvimento na ação contra os PMs. Conforme a SSPDS, “os indícios apontam que não há relação entre os casos”, mas a possibilidade ainda não foi totalmente descartada.




Vítimas


O sargento Mardones foi atingido na perna esquerda e no braço. Já o subtenente Aldemir foi baleado na perna direita. O estado de saúde dos dois foi considerado estável e ambos não correm risco de morte. Os dois são lotados na 4ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, situado no Antônio Bezerra.


De acordo com o porta-voz da PM, tenente-coronel Andrade Mendonça, outras cinco pessoas ficaram feridas na ação. Três delas foram identificadas como: Armando Ricardo Ostapenko, atingido no braço; Paulo César Alves de Sousa, baleado na perna; e Samuel Ferreira dos Santos, atingido nas costas. Os três também foram levados para o IJF e não corriam risco de morte. As outras duas vítimas, que foram levadas para o Frotinha do bairro, não foram identificadas.


Na tarde de ontem, testemunhas ainda apontavam as marcas na região do ocorrido. “Foram cerca de 30 segundos que pareceram uma eternidade”, disse o comerciante Elvis Linhares, 59 anos, que se escondeu na hora do atentado.


Motivação

De acordo com o secretário-adjunto da SSPDS, coronel Lauro Prado, três linhas de investigação são consideradas para a ação. Uma delas aponta que a dupla teria sido acionada para o local para atender a uma ocorrência e foi surpreendida pelos criminosos. A segunda considera que os agentes teriam sido alvos de uma tentativa de assalto, em que as armas seriam o objetivo do grupo.

 

Já a terceira, considerada a mais provável, é que a ação tenha como único objetivo afrontar a PM. Entretanto, outras possibilidades, como uma ação direta contra os policiais, por motivos terceiros, não são descartadas.


“Eles estavam de serviço e fardados. Então, pelas características, acreditamos que, aparentemente, a intenção era mesmo nos afrontar”, afirmou o secretário, ao detalhar que o ataque não ficará sem resposta.


O coronel informou que a SSPDS recomendou “atenção redobrada” aos agentes que estão nas ruas. Prado voltou a defender que as ações podem ter sido ordenadas de dentro dos presídios, mas não necessariamente partiram de facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC).


“As pessoas começam a difundir que o PCC mandou. Isso acaba ‘empolgando’ outros criminosos, que acham que podem afrontar a PM e a Polícia Civil. No final das contas, esses criminosos nem são tão perigosos assim”, comentou. (colaborou Rômulo Costa)

 

Saiba mais

 

Ataques


Quinta-feira, 14

Delegacia da Defesa da Mulher (DDM), em Sobral, foi atacada com quatro disparos. Dois criminosos realizaram ação.

Dois carros que estavam no 27º Distrito Policial, no João XXIII foram incendiados.

 

Ônibus intermunicipal foi incendiado em Itaitinga. Oito homens participaram do ato.

 

Sexta-feira, 15

Dois policiais militares sofrem ataque na avenida Mister Hull, no Antônio Bezerra. Além dos agentes, outras cinco pessoas ficaram feridas.

espaço do leitor
VALTERLAN VIANA RIBEIRO 16/07/2016 13:04
Se a policia reagir e matar algum anginho desses, vem direitos humanos, ptistas, mstista, semterristas, para protestar porque matar um anjinho desses, tem que dialogar igual a Dilma propôs com o Estado Islamico
Pietro Cans 16/07/2016 11:14
ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PCC QUER FINANCIAR 10 CANDIDATOS A PREFEITO E 50 VEREADORES. COM A PALAVRA OS ESQUERDISTAS DOS DIREITOS HUMANOS DOS MARGINAIS. http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/pcc-quer-financiar-10-candidatos-a-prefeito-e-50-vereadores-no-ceara-diz-istoe/
Pietro Cans 16/07/2016 09:30
[Corrigindo] Mais de um assassinato a cada 10 minutos...carnificina!
Pietro Cans 16/07/2016 09:29
180 assassinatos por dia no país, depois dos governos mais corruptos, cínicos, demagogos, populistas e vigaristas da história. 7,5 assassinatos de civis a cada hora. 1 assassinato a cada minuto. Que país é esse? Que país Lula, Dilma, PT legaram aos brasileiros?
Dr. Mundico 16/07/2016 09:23
Ou o governo estadual reage e assume seu papel de agente público ou terá que viver encolhido e acovardado, como já vive a população.Aliás se a população já assume o fracasso, é sinal que o governo não tem mais para onde ir. Perdemos!
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano