Parque 21/03/2016

Proposta de regulamentação do parque do Cocó é prometida para junho

Camilo afirma que Governo trabalha para anunciar proposta no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19027, 'email': 'jessikasisnando@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssika Sisnando '})
Jéssika Sisnando jessikasisnando@opovo.com.br

Durante a Festa Anual das Árvores, na manhã de ontem, o governador Camilo Santana (PT), afirmou a intenção de anunciar a regulamentação do Parque Ecológico do Cocó no dia do Meio Ambiente, 5 de junho. Segundo ele, esse é um desejo do Governo do Estado, mas ainda depende de outros agentes. “Não é fácil regulamentar, porque há questões judiciais. Queremos fazer algo com muita responsabilidade, muita concretude, para que não haja nenhum questionamento depois da regulamentação. Há um compromisso meu, da gestão, de realizar isso”, garantiu.

Conforme Santana, a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) está fazendo levantamento de todas as áreas que compõem o Cocó. Ele explica que o objetivo é acrescentar novas áreas a um conjunto de unidades de conservação que formarão um mosaico no Cocó. “A ideia é não só regulamentar. Vamos fazer investimento em infraestrutura, criando condição que possa garantir a proteção de nosso parque, aumentar efetivo da Polícia Militar Ambiental, dar navegabilidade ao rio, para se tornar um grande atrativo da cidade de Fortaleza”, explicou.

Segundo o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno (PT), neste ano foram investidos R$ 450 mil na revitalização do Parque do Cocó. E estão previstos mais investimentos, uma vez que a proposta técnica de regulamentação “foi praticamente aprovada” pelo governador e pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT).

O próximo passo será o anúncio da proposta. “A partir do anúncio, faremos as audiências. Temos três marcadas, sendo uma no Fórum Permanente pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó, uma na Assembleia Legislativa e outra na Câmara Municipal”, ressaltou. Bruno destaca que, após debater propostas, o governador fará o decreto. Camilo teria assumido o compromisso de criar o parque até o meio do ano. “Até o final de junho, (o parque) deve estar regulamentado de forma definitiva”, prospecta.

Reflorestamento

Foi lançado ontem o Plano Estadual de Florestamento e Reflorestamento, do Programa Ceará Mais Verde, que prevê ações estratégicas para redução do desmatamento. “A gente vai fazer replantio com árvores nativas. Há muitas árvores exóticas que não são propícias ao ambiente urbano da Cidade, são plantas invasoras. A lei estimula e dá incentivo para que o reflorestamento seja feito com plantas nativas. É uma iniciativa importante a através do meio ambiente”, comentou o governador.

O projeto de florestamento e reflorestamento abrange áreas no entorno das nascentes, mata e no alto de morros. As primeiras ações ocorrerão no rio Cocó, no açude Pacoti-Riachão e no riacho Ipuçaba, no município de Ipu. Além do rio Pacoti, na serra de Baturité e açude São José II, em Piquet Carneiro.

Saiba mais

A secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, afirma que, desde junho de 2014, a Prefeitura lançou plano de arborização e já foram plantadas e doadas mais de 50 mil árvores e mudas.

"Temos um manual que orienta o fortalezense a fazer o plantio, com relação à tipologia da árvore e ao preparo do plantio", disse a secretária.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano