Ônibus 24/07/2014

Pelo menos seis avenidas ganharão faixa exclusiva

Até outubro, serão implantados 27,4 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus em pelo menos seis avenidas de Fortaleza. Em seis anos, toda a frota da Capital terá ar-condicionado. Anúncio oficial será feito hoje
notícia 17 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br
DEIVYSON TEIXEIRA
Devem ser contempladas as avenidas da Universidade, Carapinima, José Bastos, Godofredo Maciel, Domingos Olímpio e Antônio Sales


Daqui a um ano, Fortaleza terá incorporados à sua malha viária 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte coletivo. Até outubro, haverá faixas exclusivas em pelo menos seis avenidas da Capital. As informações, apuradas pelo O POVO, devem ser oficialmente anunciadas pela Prefeitura em coletiva de imprensa marcada para a manhã de hoje, no Paço Municipal. Na ocasião, será lançado o Programa de Implantação de Faixas Exclusivas.


Conforme O POVO apurou, entre o próximo mês e outubro deste ano, serão implantados 27,4 quilômetros de corredores exclusivos na Cidade. Devem ser contempladas as avenidas da Universidade, Carapinima, José Bastos, Godofredo Maciel, Domingos Olímpio e Antônio Sales. A Antônio Sales e a Domingos Olímpio já fazem parte do BRT (Bus Rapid Transit) Antônio Bezerra/Papicu, que, para implantação, depende da conclusão dos viadutos no entroncamento das avenidas Engenheiro Santana Junior e Antônio Sales, no Cocó, prevista para outubro.


O restante das faixas para ônibus e topiques será criado até julho do próximo ano. Nesse período, a avenida Osório de Paiva também deve ser contemplada. Em todos os trechos que ganharem faixas, haverá imediata requalificação das paradas de ônibus, com novas estruturas e iluminação.


O projeto é um novo conjunto de ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), anunciado em março. Além de contar com cinco ações imediatas (veja quadro ao lado), o Paitt faz parte do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura, onde estão inseridas ações de médio prazo – como a inauguração de corredores exclusivos.

 

Ar-condicionado

O POVO apurou também que, em até seis anos, toda a frota de ônibus de Fortaleza terá ar-condicionado. Hoje, a Capital tem 1.928 ônibus, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

 

A partir de agora, todo novo veículo a entrar em circulação já virá com o equipamento e haverá uma renovação mínima da frota de pelo menos 12,5% a cada ano (o que representa 241 ônibus, segundo a frota atual).

 

Os coletivos que circularão no BRT Antônio Bezerra/Centro (que depois seguirá até o Papicu), a ser entregue ainda este ano, terão os equipamentos e serão articulados, conforme a Prefeitura. A colocação de ar-condicionado nos coletivos de Fortaleza é promessa de campanha do prefeito Roberto Cláudio (Pros).

 

1.928 ônibus urbanos circulam em Fortaleza, segundo o Sindiônibus

espaço do leitor
Antonio Marques 26/07/2014 16:01
E o ar-condicionado num ônibus superlotado surgirá algum efeito?
Renato Alexandre 25/07/2014 00:21
Parece que agora vai..
Zenóbio Azevêdo 24/07/2014 20:39
ele tá fazendo o trabalho dele, está concluindo o que estava parado e realizando o que estava engavetado e solucionado os problemas que a cidade está enfrentando atualmente
jose alberto de almeida junior 24/07/2014 14:36
De nada adianta pois os mesmos não respeitam trafegam em qualquer faixa de dia ou a noite. Agora projeto para messejana que e um verdadeiro caos parecido com o Iraque ninguem olha ninguem faz nada.
Zé Bob 24/07/2014 13:57
Essa de colocar apenas uma faixa como exclusiva dificulta a fluidez dos coletivos, que tem que ficar parando, toda vez que o da frente também parar.
Ver mais comentários
17
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano