Alimentação 18/09/2016

Pais ou responsáveis devem estar atentos a sinais de transtornos

Pais ou responsáveis devem estar atentos ao comportamento dos filhos, que podem apresentar sintomas de transtornos como bulimina e anorexia
notícia 0 comentários
Foto: Fábio Lima
O Cetrata, em 20 anos, já acompanhou mais de 300 pessoas

 

A anorexia é um transtorno alimentar em que o paciente tem uma distorção da percepção do próprio corpo. O psiquiatra Fábio Gomes de Matos, do Hospital Universitário Walter Cantídio, explica que, mesmo sendo magro, um dos sinais da anorexia é que o paciente se enxergue obeso. O médico faz parte da equipe do Centro de Estudos e Tratamento de Transtornos Alimentares (Cetrata), que oferece atendimento gratuito.

 

A unidade existe há 20 anos e já acompanhou mais de 300 meninas e meninos com anorexia e bulimia. Também promoveu assistência a mais de 500 obesos. “Tratamos os transtornos por meio de medicação, psicoterapia e de conversa com os pais”, cita o psiquiatra.


O médico atesta que os responsáveis pelo jovem devem ficar em alerta quando, por exemplo, o filho ou a filha se recusar a fazer as refeições em família. “Pode ser um dos sintomas querer se alimentar sozinho, porque é um momento de muito pesar”, aponta. Outros sinais são o jovem se preocupar excessivamente com o peso, usar roupas largas e falar constantemente que está gordo. “Mas só uma equipe multidisciplinar pode dar o diagnóstico de anorexia”, ressalta o psiquiatra.


De acordo com a psicóloga clínica Raquel Bacci, do Programa Interdisciplinar de Nutrição dos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra), o jovem também não fica feliz com os comentários que fazem sobre a forma física dele. O Pronutra funciona no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), na Universidade de Fortaleza (Unifor). Os sinais da anorexia são visíveis, segundo ela, quando o transtorno está bem avançado.


Já no caso da bulimia, os sintomas são bem mais difíceis de serem detectados. Ela é um transtorno que se caracteriza, segundo a psicóloga Thaís Lima, do Cetrata, pela necessidade de expelir todo alimento que ingere. O paciente costuma inserir algo na garganta, muitas vezes, o próprio dedo, forçando o vômito. É um transtorno ligado, muitas vezes, à depressão.


Uma forma pouco falada, mas comum é a bulimia anal. Nela, segundo a psicóloga, a pessoa costuma tomar laxantes, sem haver necessidade. “As consequências da bulimia podem ser devastadoras”, resume. Como o suco gástrico entra em contato com a boca, deterioração dos dentes, gengivas inchadas e desgaste do esmalte dentário são as primeiras consequências. Desidratação, que pode levar a fraqueza e desmaio, dano nos rins, inchaço nas glândulas salivares, desmaio ou perda de consciência são efeitos mais graves. O uso de medicamentos para provocar o vômito ou a diarreia pode levar à morte. (Angélica Feitosa)

 

SERVIÇO


Centro de Estudos e Tratamento em Transtornos Alimentares (Cetrata)

Endereço: rua Capitão Francisco Pedro, 1290, Rodolfo Teófilo

Atendimento: terça-feira pela manhã: atendimento de anorexia e bulimia. Terça-feira à tarde: atendimento de compulsão alimentar

Informações: (85) 3366 8141

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>