15/01/2017

Giro pela ciência

notícia 0 comentários


Jia Jia, uma robô a serviço do ser humano

A Jia Jia é capaz de manter uma conversa simples e executar surpreendentes gestos femininos. E seu orgulhoso criador está convencido: estes insólitos ciborgues são os precursores de uma China povoada de robôs a serviço do homem. Considerado o primeiro androide chinês, Jia Jia foi revelada no ano passado por engenheiros da Universidade de Ciência e Tecnologia da China.


O chefe da equipe de pesquisadores, Chen Xiaoping, apresentou-se na última semana como um pai orgulhoso na exibição do protótipo durante uma conferência do banco suíço UBS, organizada no distrito financeiro de Xangai (leste). Dentro de uma década, disse ele, os robôs com inteligência artificial como Jia Jia vão poder executar tarefas em restaurantes, casas de repouso ou hospitais chineses. Jia Jia fala sem hesitar sobre a previsão do tempo e conversa com facilidade com seu interlocutor. (AFP)


Plano para salvar os ursos polares

Autoridades de preservação da vida selvagem dos Estados Unidos divulgaram nesta semana um plano amplo para tentar salvar os ursos polares do Ártico da extinção, enquanto o aquecimento global derrete seu habitat em ritmo crescente.

 

Com apenas 22.000 a 31.000 ursos polares restantes no mundo, o Plano de Gestão da Conservação do Urso Polar do Serviço de Peixes e Vida Selvagem (FWS) dos Estados Unidos exige uma série de ações para salvar essas criaturas icônicas.Principalmente, apela à redução das emissões globais de gases do efeito estufa, que resultam da queima de combustíveis fósseis e contribuem para o aquecimento do planeta.O plano também pede a redução de conflitos entre humanos e ursos, que seu habitat seja protegido e que o risco de contaminação por vazamentos de petróleo seja minimizado. Os ursos polares foram listados como ameaçados pela Lei das Espécies Ameaçadas em 2008. (AFP)


O pássaro Don Juan dos céus

Um pássaro menor do que um pombo foi visto voando 13.000 quilômetros em apenas um mês para ter relações sexuais com o maior número possível de fêmeas, disseram cientistas. Maçaricos (aves da família Scolopacidae) foram observados viajando para até 24 “locais de reprodução” no norte do Alasca em uma única temporada, constatou uma equipe de pesquisadores na revista científica Nature. Uma temporada de reprodução dura entre quatro e seis semanas. “Os machos têm que reduzir seu sono e defender e cortejar as fêmeas praticamente sem parar durante os dias de verão do Ártico para se reproduzir com sucesso”, disse o Instituto Max Planck para Ornitologia, em Seewiesen, na Alemanha. (AFP)


Nova teoria sobre a formação da Lua

A Lua, companheira do nosso planeta há cerca de 4,5 bilhões de anos, pode ter sido formada pelo impacto de uma série de pequenos corpos com uma Terra embrionária, afirmaram pesquisadores. Isso explicaria uma grande inconsistência na teoria dominante, segundo a qual a Lua é resultado de uma única e gigantesca colisão entre a Terra e um corpo celeste. Por esta hipótese, cerca de um quinto do material da Lua teria vindo da Terra, e o resto do segundo corpo.

 

No entanto, a composição da Terra e da Lua são quase idênticas — o que intriga na hipótese do impacto único. (AFP)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>