MINISTROS 25/07/2014

Governo diz que ONU usa dados sem atualização

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br

O Governo brasileiro afirmou que a ONU utilizou dados desatualizados sobre saúde e educação para a composição do IDH do País. A crítica é recorrente: no ano passado, ministros também apontaram falhas na composição do indicador brasileiro. Os ministros do Desenvolvimento Social, Tereza Campello; da Educação, Henrique Paim; e da Saúde, Arthur Chioro; afirmaram em Brasília que, se considerados informes mais recentes, o Brasil teria um IDH de 0,764, próximo a países como Venezuela e Panamá. No relatório das Nações Unidas, o desempenho é de 0,744, o que coloca a Nação na 79ª posição.

 

“O Brasil vem se esforçando em melhorar essa captação de dados dos organismos internacionais. A maior parte dos dados que vem sendo utilizados ainda são, infelizmente, desatualizados”, disse Tereza. Ela ponderou, no entanto, que o Brasil é um dos destaques do relatório, com referências positivas a programas como Bolsa Família e a lei de cotas nas federais.


Entre as discrepâncias apontadas pelo Governo está, por exemplo, a expectativa de vida da população. Se no relatório, ela aparece como de 73,9 anos, segundo dados mais recentes do IBGE, chega a 74,8 anos. Também foi apontada defasagem nos anos esperados de escolaridade. O levantamento brasileiro é de 15,2 anos, mas o Governo afirma que o informe mais recente é de 16,3 anos. (das agências de notícias)

> TAGS: idh onu
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>