Atualizada às 18h40min
O Ministério Público do Ceará (MP-CE) recomendou, na manhã desta terça-feira, 20, à Prefeitura de Fortaleza, o tombamento da Praça Portugal, no bairro Aldeota. Segundo o MP-CE, o pedido feito à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) tem a finalidade de preservar o local que está em "iminente perigo de demolição". Secretaria afirma em nota que já foi sugerido o indeferimento do pedido de tombamento.
De acordo com a promotora de Justiça, Socorro Brilhante, o documento é necessário pelo relevante valor histórico da Praça Portugal e pelo local compor acervo cultural e arquitetônico de Fortaleza. Além disso, ela argumenta que o Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte de Fortaleza (PAITT) poderá ocasionar a demolição da Praça Portugal.
Conforme o texto da recomendação, o artigo 225 e seguintes da Constituição Federal de 1988 prevê a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente sadio e equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo ao Poder Público e à coletividade.
Prefeitura estuda viabilidade de tombamento da Praça PortugalAtivistas pintam faixas de pedestre para ter acesso à Praça PortugalComunidade portuguesa pede que Praça Portugal seja mantidaJustiça mantém liminar que impede obras na Praça PortugalPrefeito diz que projeto da Praça Portugal está aberto a sugestões
Após análise, a Coordenação entendeu que "o referencial de patrimônio cultural da Praça Portugal encontra-se amparado nos bens de natureza imaterial, por a mesma ser ocupada/ utilizada historicamente como um espaço onde se concentravam e reproduziam diversas práticas culturais coletivas."
Grupo de arquitetos entrega abaixo-assinado
Semana passada, um grupo de arquitetos fez um abaixo-assinado pedindo o tombamento provisório da Praça Portugal. Segundo a ação, organizada por um grupo de arquitetos e assinada por cerca de 350 pessoas, o tombamento deve ocorrer devido a “emergência caracterizada por iminente perigo de destruição, demolição ou alteração de bem”.
Redação O POVO Online
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)
Erro: 'data'
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseNewsletter
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016