Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
"iminente perigo de demolição" 20/05/2014 - 16h31

MP-CE recomenda à Prefeitura tombamento da Praça Portugal

Segundo promotora, o pedido feito à Secultfor tem a finalidade de preservar a Praça Portugal que está em "iminente perigo de demolição"
notícia 7 comentários
tatiana fortes
Praça Portugal

Atualizada às 18h40min

O Ministério Público do Ceará (MP-CE) recomendou, na manhã desta terça-feira, 20, à Prefeitura de Fortaleza, o tombamento da Praça Portugal, no bairro Aldeota. Segundo o MP-CE, o pedido feito à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) tem a finalidade de preservar o local que está em "iminente perigo de demolição". Secretaria afirma em nota que já foi sugerido o indeferimento do pedido de tombamento.

De acordo com a promotora de Justiça, Socorro Brilhante, o documento é necessário pelo relevante valor histórico da Praça Portugal e pelo local compor acervo cultural e arquitetônico de Fortaleza. Além disso, ela argumenta que o Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte de Fortaleza (PAITT) poderá ocasionar a demolição da Praça Portugal.

Conforme o texto da recomendação, o artigo 225 e seguintes da Constituição Federal de 1988 prevê a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente sadio e equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo ao Poder Público e à coletividade.


Procurada pelo O POVO Online, a Secultfor, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural, mandou uma nota afirmando que já foi sugerido o o indeferimento do pedido de tombamento da Praça Portugal.

Após análise, a Coordenação entendeu que "o referencial de patrimônio cultural da Praça Portugal encontra-se amparado nos bens de natureza imaterial, por a mesma ser ocupada/ utilizada historicamente como um espaço onde se concentravam e reproduziam diversas práticas culturais coletivas."

Grupo de arquitetos entrega abaixo-assinado

Semana passada, um grupo de arquitetos fez um abaixo-assinado pedindo o tombamento provisório da Praça Portugal. Segundo a ação, organizada por um grupo de arquitetos e assinada por cerca de 350 pessoas, o tombamento deve ocorrer devido a “emergência caracterizada por iminente perigo de destruição, demolição ou alteração de bem”.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Paulo H 21/05/2014 21:33
Tudo bem defender a praça ... Acho importante... Mas quando paramos para pensar no planejamento da Av. Dom Luis passando a ter sentido único, essa rotatória perde totalmente o sentido... Ou seja a rotatória passou a ser o problema.
Vladimir Dias 21/05/2014 11:48
a praça nao vai acabar, por contrario, vai virar em quatro. hoje só serve pro encontro dos emos, fortaleza precisa é de mobilidade.
Vladimir Dias 21/05/2014 11:47
a praça nao vai acabar, por contrario, vai virar em quatro. hoje só serve pro encontro dos emos, fortaleza precisa é de mobilidade.
Roger 20/05/2014 22:39
Coragem Sr.Prefeito! Os cidadãos desta cidade apóiam a sua coragem! Quem reclama é pq nao usa ou esta querendo fazer politicagem às da sua vontade de melhorar esta cidade. Siga adiante que o povo reconhecerá! Parabéns!
HighLevel 20/05/2014 22:28
Tem que derrubar mesmo. Nao serve de nada. Fortalezense não sabe fazer rotatória. Aliás, ali é somente uma rotatória... So serve pra mendigo tomar banho e emo desocupado.
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

O POVO Online

Participe desta conversa com @opovoonline

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Fortaleza

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Instagram (API-USER)

Erro: 'data'
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Fortaleza

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>