[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
Portugueses e descendentes que moram em Fortaleza defendem que a Praça Portugal, símbolo da comunidade, seja preservada. Em carta divulgada ontem e assinada por entidades lusas, o grupo diz ter sido surpreendido “com o anúncio da demolição” do espaço e reforça ter “empenho em ajudar na busca de alternativas urbanísticas para reverter o projeto de extinção da Praça Portugal”.
Uma reunião entre integrantes do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza e o prefeito está agendada para sexta-feira, 14. Segundo Roberto Cláudio, os portugueses deverão apresentar sugestões para o projeto.
O vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, Francisco Brandão, diz que a comunidade defende ações de educação para motoristas que trafegam pela área. “Nunca houve um esforço de maximização da mobilidade da praça com o atual modelo. Achamos que a praça tem que ter intervenção. Mas não na rotunda (rotatória) nem na iconografia”, comenta.
O texto dos portugueses explica que o monumento no centro da praça “simboliza a epopeia marítima portuguesa e união entre os povos lusófonos”. “A praça é referência pra Fortaleza, um patrimônio imaterial valioso”, comenta o vice-cônsul. Conforme ele, estima-se que morem cerca de 5 mil portugueses na Capital.
Durante visita ao O POVO ontem, o prefeito reforçou que cada uma das quatro praças propostas para a área homenagearia Portugal. “Vamos utilizar material de construção com referências a símbolos e à história e valorizar ainda mais a história de Portugal”, garantiu. (Mariana Lazari)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano