Fábio Campos 14/08/2014

O primeiro Datafolha de 2014

notícia 5 comentários

O encadeamento dos resultados da primeira pesquisa O POVO/Datafolha no Ceará expõe um cenário bastante complicado para o candidato Camilo Santana (PT). Entrelaçados, os índices de intenção de voto e de rejeição dos dois principais concorrentes criam um caldo muito favorável para Eunício Oliveira (PMDB).

Atentem bem para a seguinte sequência de números: na consulta estimulada para o Governo, o senador do PMDB tem 47% de intenções de voto. Ou seja, se a eleição fosse hoje a fatura seria liquidada, com folga, já no primeiro turno. Um índice de rejeição muito baixo (16%) também conspira a favor de Eunício.


Na pesquisa estimulada, Camilo Santana aparece com 19% das intenções de voto. Considerando que o horário eleitoral gratuito ainda vai começar, o resultado não representa o pior dos mundos para o candidato de Cid Gomes. Porém, o que mais pesa contra o petista é o índice de rejeição muito alto (30%). É possível que Camilo esteja no momento agregando a soma das rejeições contra o PT e contra o Governo.

A eleição para o Governo do Ceará está resolvida? Longe, muito longe disso. Há muitas variáveis atuando. O início da campanha na TV vai dar aos eleitores a clareza acerca dos palanques e das companhias de cada um dos candidatos. É evidente que essa circunstância pode alterar as percepções do eleitorado acerca dos candidatos.

Como já é clássico em campanhas eleitorais, as gestões usam os horários gratuitos para melhorar a avaliação. Uma enxurrada de publicidade dos feitos do governante eleva a sua avaliação positiva e, consequentemente, diminui a negativa. É óbvio que os candidatos patrocinados pela gestão pegam carona nesse processo.

Mesmo longe dos seus melhores momentos, a avaliação do Governo de Cid Gomes se mantém alta com 46% de ótimo/bom. Os 15% de ruim/péssimo são bastante aceitáveis para uma gestão que está próxima de completar oito anos. O alvo a ser atingido pela publicidade eleitoral é a faixa dos eleitores (34%) que consideram a gestão do governador “regular”. Uma parte destes acaba migrando para a coluna ótimo/bom.

Pesquisas eleitorais têm muito mais influência sobre os políticos do que sobre os eleitores. Isso quer dizer que seus resultados atuam sobre o humor de militantes, cabos eleitorais, políticos e patrocinadores. Uma boa e confiável pesquisa na mão sempre foi um ótimo argumento para um candidato conquistar apoios, incluindo os financeiros.

Numa política cujo componente adesista é sempre marcante, os resultados do Datafolha oferecem a Eunício Oliveira um ótimo argumento para atrair, por exemplo, prefeitos para o seu palanque. Os resultados também chegam com impacto em Brasília. É evidente que o comando nacional petista aumentará sua distância em relação à disputa local, mantendo Lula e Dilma Rousseff longe daqui. Situação que favorece ao candidato do PMDB.

Quem está atrás precisa atacar o líder. Esta é uma regra clássica das campanhas eleitorais. Para um crescer é preciso fazer com que o outro caia. A questão é: quem atacará Eunício e com quais armas? Notem que Ciro Gomes disparou os primeiros petardos e depois cessou o tiroteio. E agora?

Em tempo: se não me falha a memória, é a primeira vez na História do Brasil que um candidato a Presidência da República morre em plena campanha. Uma morte que pode gerar imensos efeitos na disputa política, inclusive no Ceará.

 

espaço do leitor
Ricardo Banhos 14/08/2014 20:37
ENQUANTO NÃO HOUVER UMA MUDANÇA RADICAL POR PARTE DA POPULAÇÃO E UMA SÉRIA REFORMA POLÍTICA, SINCERAMENTE A COISA VAI CONTINUAR DA MESMA MANEIRA.
Dr. Mundico 14/08/2014 16:47
As vezes o passado é apenas passado.Querer tomar números e fatos passados em outra conjuntura como indicadores do futuro é o erro mais infantil que se pode cometer em política.A história ensina, mas não se repete.
DANI 14/08/2014 12:22
NA ÉPOCA DO LÚCIO NÃO TINHA UM CAMPEÃO DE VOTOS COMO O EUNÍCIO! NA ELEIÇÃO PARA O SENADO, EUNÍCIO TEVE QUASE MEIO MILHÃO DE VOTOS A MAIS QUE O OLIGARCA ATUAL! PENSEM NISSO!
Prof. Luis 14/08/2014 07:59
Certissimo Francis. Camilo ja ganhou esta eleicao.
Francis Gomes Vale 14/08/2014 04:58
Na eleição de 2006, Lúcio começo com mais de 60 por cento. Na de 2010 ( para o Senado) Tasso começou com 65 por cento. Muito longe dos resultados finais. Ou não?
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Fábio Campos

RSS

Fábio Campos

Fábios Campos

Escreva para o colunista

Atualização: Quinta e Domingo

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Fábio Campos

Powered by Feedburner/Google

O POVO Política | Fábio Campos