06 de outubro de 2018 05/10/2018 - 19h03

Metade dos trabalhadores brasileiros abriria mão de seus direitos para ganhar mais

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19155, 'email': 'gabrielserpa@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriel Serpa'}
Gabriel Serpa gabrielserpa@opovo.com.br

Pesquisa realizada pelo Instituo Datafolha, revelou que metade dos brasileiros abriria mão de direitos trabalhistas e optariam por trabalho autônomo e salários mais altos, com menos impostos. 50% dos entrevistados declarou que prefere ser autônomo e 43% preferem ter carteira de trabalho assinada. Uma parcela de 7% não opinou.
  
Na análise por grau de instrução e por renda familiar mensal, observa-se que a preferência por ser autônomo cresce conforme aumenta a escolaridade e a renda familiar mensal do entrevistado.
 
A taxa de preferência por ser autônomo é mais alta entre os que atualmente já são autônomos (69%), entre os profissionais liberais (73%) e entre os empresários (74%). 
 
Por outro lado, a taxa de preferência por ser CLT é mais alta entre os que atualmente são assalariados registrados (55%) e entre os desempregados que estão procurando emprego (53%).
 
O Empresário do ramo de calçados, Luiz Eduardo, acredita que os impostos pagos pelos brasileiros são muito altos, o que dificulta a geração de empregos no País. "São muitas taxas a serpagas, o trabalho autônomo proporciona uma flexibilidade e um ganho maior", diz. 
 
Já o vendedor Francisco oliveira das chagas, afirma que não trocaria seus direitos trabalhistas em razão de um maior salário. "De certa forma, esses direitos nos mantem seguros e nos proporciona um pouco mais de estabilidade", completa.
 
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 19 de setembro e ouviu 8.601 brasileiros em 323 municípios em todas as regiões do País.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google