03 de setembro de 2018 02/10/2018 - 17h47

Petrobras: a maior empresa petrolífera do Brasil comemora 65 anos de fundação

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19160, 'email': 'fredsouza@opovo.com.br', 'nome': 'Fred Souza'}
Fred Souza fredsouza@opovo.com.br
Acervo O POVO

Criada no dia 3 de outubro 1953, pelo então presidente da época Getúlio Vargas, momento marcante na década de 50, a Petrobras, que tem como matéria-prima o petróleo proporcionou o aceleramento do processo industrial do Brasil. Após a 2ª Guerra Mundial, os governos de todas as partes do mundo principalmente os países não desenvolvidos veem na industrialização uma saída para um futuro promissor de suas nações.

Como iniciou o projeto

O trabalho se inicia com o Conselho Nacional de Petróleo (CNP) em 1938 com estruturação da exploração de petróleo no Brasil. Com uma racha de opiniões sobre como deveria ser a exploração do petróleo, em 1948 foi elaborado o Estatuto do Petróleo, visando amenizar as discussões dos grupos que tinham ideias diferentes, enquanto um grupo nacionalista defendia o monopólio do Estado, outro grupo defendia que privados, nacionais ou estrangeiros poderiam fazer a exploração do petróleo. Sem grandes expectativas a comissão que elaborou o projeto de lei não acreditou na possibilidade que o Estado administraria sozinho a exploração do petróleo. Através do movimento popular impulsionado pelos nacionalistas cujo slogan era: “O petróleo é nosso”. O resultado veio anos depois, pela Lei n.º 2004, quando é criada a Petrobras, agora de posse de fiscalização ficou totalmente a cargo do Conselho Nacional do Petróleo.

O desenvolvimento da estatal

Em 1961 é criada a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), a primeira refinaria da Petrobras, localizada no Rio de Janeiro tornou-se uma das maiores e mais importantes refinarias do Brasil.

Em 1963, é criado um dos mais importantes centro de pesquisa aplicada no mundo, o (Cenepes), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, localizado no Rio de janeiro.

Construída a primeira plataforma auto-elevatória - a P-I em 1968, responsável pela primeira descoberta de petróleo no mar do Brasil, localizada na região Nordeste no estado de Sergipe.

Em 1971 é fundada a Petrobras Distribuidora, no Rio de Janeiro, sendo considerada a maior empresa do Brasil quando o assunto é distribuição de petróleo e seus derivados. Sua expansão alcançou cinco países da América do Sul sendo eles: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

No ano de 1974 foi descoberta a Bacia de Campos, situada também no Rio de Janeiro. Com cerca de 100 mil quilômetros quadrados, ainda nessa região, operam várias plataformas, pertencentes à cidade de Macaé, que é  a principal produtora de petróleo no Brasil, intitulando como a Capital Nacional do Petróleo.

Em 2007, na Bacia de Santos, no litoral paulista é descoberto o pré-sal. Trata-se de uma reserva de petróleo localizada abaixo de uma crosta de sal, em águas profundas. A atual produção do Pré-Sal representa mais de 50% da produção brasileira de barris de petróleo e gás natural. Esse crescimento em um curto período rendeu um recorde no desempenho da Petrobras.

O nacionalismo presente na marca

O caráter nacionalista, em seu primeiro logotipo, é representado no formato e nas cores da Bandeira do Brasil. Porém, no ano de 2000 com visibilidade internacional adquirida pela empresa, o nome Petrobras sofre uma alteração, para Petrobrax. No entanto, essa mudança não demorou muito, os brasileiros partiram em defesa da permanência do “bras” no nome. 

Os escândalos
 
No ano de 2014, a Petrobras esteve envolvida nos maiores escândalos de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro do País.  A Polícia Federal esteve à frente da operação Lava Jato que, envolve políticos e grandes empreiteiras. O caso teve repercussão mundial, afastando investidores internacionais, ocasionando uma grave crise na estatal que vem se recuperando e buscando reconquistar o prestígio dos  investidores. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google