11 de julho de 2018 10/09/2018 - 18h49

Mais de 40% dos jovens brasileiros não usam preservativos, afirma pesquisa

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19155, 'email': 'gabrielserpa@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriel Serpa'}
Gabriel Serpa gabrielserpa@opovo.com.br
Acervo O POVO

Uma pesquisa realizada pela DKT Internacional, organização de prevenção do HIV/Aids, revela que 47% dos jovens brasileiros entre 14 e 24 anos, não utilizam preservativos nas relações sexuais. 

O levantamento, que ouviu mais de 1.500 pessoas em todas as regiões do Brasil, ainda mostra que 47,8% dos entrevistados nunca fizeram o teste para saber se possuem o vírus do HIV. Além disso, 21% dizem acreditar que existem cura para Aids.
 
A pedagoga Aline Fernandes, afirma que os dados são preocupantes e que pode significar um grande prejuízo a longo prazo para essa geração. "Os dados mostram que o assunto não possui uma boa abordagem nas escolas e muito menos em casa. Sexo ainda é um tabu e precisamos quebrá-lo", ressalta. 

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids, relatório publicado anualmente onde apresentam-se informações e análises sobre os casos de HIV/Aids no Brasil, 26,4% dos novos casos do vírus registrados até dezembro de 2016, são de jovens entre 15 a 24 anos.

A infectologista e especialista em HIV, Carla Ribeiro, acredita que esse índice reflete a falta de políticas de conscientização voltada para o público mais jovem. “Apesar de já ter ocorrido um aumento no número de campanhas, ainda não é suficiente. Esse é o momento em que os jovens estão se descobrindo, é a hora de mostrar as consequências que a falta de cuidado nas relações sexuais pode trazer para suas vidas”, diz. 

A diferença entre HIV e Aids

HIV é o vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar do HIV. Isso significa que uma vez que contraído, o paciente terá que conviver com o vírus até o fim de sua vida. 

A infecção com o HIV não tem cura, mas tem tratamento e pode evitar que a pessoa chegue ao estágio mais avançado de presença do vírus no organismo, desenvolvendo, assim, a síndrome conhecida como AIDS.

Os registrados no Brasil em 2017

O Ministério da Saúde ainda não divulgou os dados referentes a todo o ano de 2017, mas entre janeiro e junho do ano passado, foram registrados 16.371 novos casos do vírus em todo o Brasil. No Nordeste foram 3.680 novos pacientes diagnosticados. O Ceará é o estado da região com o menor número de novos casos, apresentando nesse período 119. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google