28 de agosto de 2018 27/08/2018 - 18h39

Pesquisa mostra que um em cada cinco brasileiros compartilha notícias sobre política em redes sociais.

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Gabriel Serpa gabrielserpa@opovo.com.br
Acervo O POVO

Pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira, 23, revelou que 20% dos eleitores utilizam o Facebook e o WhatsApp para compartilhar informações sobre eleições e política.

Segundo dados do Instituto, 62% dos entrevistados usam o WhatsApp, o que significa que esta é a rede social mais difundida entre os eleitores. E um em cada cinco eleitores compartilha notícias de política e eleições pelo aplicativo de mensagem. Já os que têm maior interesse sobre o assunto e usam o App compõem mais de um terço dos entrevistados (35%).

Em seguida, aparece o Facebook, utilizado por 55% dos brasileiros. Apesar de ser menos usado que o WhatsApp, é a rede social onde as pessoas consomem mais notícias sobre política e eleições: 40% das pessoas leem e 20% compartilham informações sobre esses temas.

72% dos eleitores declararam acessar a internet e 64% têm conta em redes sociais. Não há diferença entre a parcela de homens e mulheres, mas há entre gerações e níveis de escolaridade. Quase todas as pessoas entre 16 e 24 anos possuem conta em redes sociais (91%). O percentual cai para um quarto na parcela de internautas acima de 60 anos.

O estudante de engenharia, Matheus Araújo, 21 anos, é ativo nas redes sociais desde os 14 anos. "Apesar de eu usar muito mais o WhatsApp e Instagram, o Facebook é onde eu tenho mais acesso a informações." diz.

Já o comerciante, Nonato Pinheiro, 62 anos, conta que passou a utilizar as redes sociais por indicação dos filhos e ainda prefere se informar pela televisão. "Vejo muita coisa no Facebook, mas sei que tem muita coisa inventada, só confio 100% nos jornais e na televisão", completa.

Os candidatos mais ativos na Web

Os eleitores de Fernando Haddad (PT) são os mais ativos nas redes sociais. 38% compartilham notícias no Facebook e 34% no WhatsApp. Em seguida, aparecem os eleitores de João Amoêdo (Novo), dos quais mais de um terço repassa informações nas duas redes sociais.

Além do conteúdo em texto, o Datafolha constatou que 39% das pessoas assistem a vídeos sobre política. A parcela que mais consome informação nesse formato são jovens de 16 a 24 anos, que corresponde a 54% dessa faixa etária.

Os eleitores de Amôedo também estão no topo da lista de consumidores de vídeos sobre política e eleições: 65%.

A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2018. O Datafolha entrevistou 8.433 eleitores em 313 municípios de todas as regiões do País.

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