09 de julho de 2018 09/07/2018 - 18h50

Metade dos homens acreditam que machismo e feminismo são movimentos equivalentes

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19155, 'email': 'gabrielserpa@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriel Serpa'}
Gabriel Serpa gabrielserpa@opovo.com.br
Acervo O POVO

Uma pesquisa realizada pelo Google BrandLab, no Brasil, aponta que metade dos homens entrevistados acreditam que machismo e feminismo são movimentos equivalentes.
 
O levantamento mostra que as buscas na internet pelo termo “machismo” aumentaram 263% nos últimos dois anos, se tornando o terceiro termo mais procurado na web.
 
A militante, Eduarda Simões, do coletivo “Maria Maria”, afirma que o aumento no número de pesquisa pelo termo contrasta com a desinformação sobre os movimentos. "O feminismo é uma luta que não busca a competição, como alguns sugerem, mas que visa à conquista de direitos na sociedade.", diz.
 
Segundo o sociólogo, Carlos Andrade, o machismo é um sistema histórico, cultural e hierárquico, herdado do regime patriarcal. "O machismo é a recusa da igualdade de direitos e deveres, e o termo existe porque na história da humanidade sabemos que os homens eram enaltecidos e tidos como superiores às mulheres."
 
A pesquisa constata que 78% dos entrevistados admitem que o machismo é uma realidade no País. Segundo Carlos, é importante o reconhecimento, mas que não adianta admitir a existência e continuar as práticas. “É necessário que o homem seja educado, desde pequeno, para comportamentos voltados a igualdade de gênero.”, completa.
 
A pesquisa ouviu 700 entrevistados de diversos estados brasileiro. 
 
Violência contra as mulheres no Ceará 
 
Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) contra mulheres cresceram 71,5% no ano passado. Foram registrados entre os meses de janeiro a novembro 319 mortes.
 
O número de mulheres assassinadas no Ceará em 2018 é três vezes maior que o ano anterior. Nos primeiros 100 dias do ano, até 10/4, 149 pessoas do gênero feminino foram vítimas de homicídio. Um significativo aumento comparando-se com os 50 casos registrados no mesmo período em 2017.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google