06 de abril de 2018 06/04/2018 - 18h31

Média de público em Clássico-Rei tem diminuição nos últimos cinco anos

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19155, 'email': 'gabrielserpa@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriel Serpa'}
Gabriel Serpa gabrielserpa@opovo.com.br
O POVO.Doc
Dados referentes a todos os jogos entre Ceará e Fortaleza de 2013 à 2018.

Ceará e Fortaleza duelam amanhã,8, pelo título de campeão cearense de 2018. São esperados cerca de 40 mil torcedores na Arena Castelão, um número acima da média registradas nos últimos jogos entre os dois maiores clubes do estado.

Um levantamento feito pelo O POVO (veja ao lado) analisou a média de torcedores presentes nos jogos entre Ceará e Fortaleza nos últimos cinco anos. Os dados mostram uma queda significativa de expectadores do maior produto do futebol cearense.

No último ano, as duas equipes jogaram três vezes entre si, uma pelo campeonato cearense e duas pela Taça Fares Lopes. A média de torcedores em 2017 foi de 4.768 torcedores presentes na Arena Castelão.

O diretor do Departamento de Cultura, Biblioteca e Documentação do Ceará Sporting Club, Pedro Mapurunga, acredita que essa diminuição é causada pelas transmissões dos jogos e desvalorização dos campeonatos regionais. “Hoje, o torcedor prioriza a competição mais importante, antes não tínhamos outras disputas regionais, como a Copa do Nordeste, uma partida em uma quarta-feira às 21h45 e transmitida pela televisão não atrai tanta a atenção do torcedor”, diz.

Mapurunga acredita que domingo os torcedores vão comparecer em maior número para acompanhar a grande final, “domingo é o segundo jogo, é decisivo. Então, certamente teremos um público bem maior que a última quarta”, completa.

O maior público registrado em um Clássico-Rei nos últimos cinco anos foi em 2015, no segundo jogo da final campeonato cearense, levando mais de 50 mil torcedores à Arena Castelão. A partida acabou empatada com o placar de 2 x 2, dando o título ao tricolor do Pici.

O atacante e ex-jogador do Fortaleza, Rinaldo, sabe bem o que é jogar um clássico com o Castelão lotado. “Enquanto joguei no Fortaleza sempre foi casa cheia, 45 ou 50 mil pessoas. É sempre bom jogar com o estádio lotado, ainda mais quando está envolvendo os dois maiores clubes da capital”, relembra.

Em 2018, a média foi de 23 mil torcedores nos três jogos entre Fortaleza e Ceará.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google