04 de abril de 2018 04/04/2018 - 18h24

Usuários de ônibus reclamam dos preços das passagens em Fortaleza e Região Metropolitana

notícia 0 comentários
Acervo O POVO

O aumento no preço das passagens de ônibus coletivos, em Fortaleza e Região Metropolitana, não tem agradado os usuários que reclamam do alto preço e da baixa qualidade do serviço prestado. Em Fortaleza houve cinco aumentos, entre 2014 e 2018, atualmente a passagem custa R$ 3,40.

Marina Oliveira, 20 anos, acredita que o preço das passagens é incompatível com a renda da maioria dos usuários, além de não oferecerem uma estrutura que justifique os aumentos. “Não oferecem um serviço de qualidade e muito menos segurança, os ônibus sequer tem uma boa estrutura, ganhamos pouco para um custo de vida muito alto, principalmente, quando se trata da passagem.”, reclama.

Segundo o Sindiônibus, o valor da tarifa é a divisão dos custos para manter o transporte e o número de usuários pagantes. O método, utilizado desde a década de 1990, considera o custo fixo e variável, o primeiro engloba quantidade e tipo de veículos, quilômetros rodados e o número de viagens, por exemplo. Combustível, lubrificantes, pneus e peças estão entre os custos flexíveis. 

Os coletivos que realizam o transportes de passageiro entre Fortaleza e Maracanaú, quarta cidade mais populosa do estado, cobra atualmente R$ 4,20 para que o passageiro se desloque até a capital cearense. Os usuários ouvidos pela reportagem do O POVO relatam insatisfação com a qualidade dos ônibus da Região Metropolitana.

A moradora do bairro Timbó, em Maracanaú, Juliana Moreira, 33 anos, utiliza o transporte público todo dia para se deslocar até o trabalho, e reclama da superlotação e “falta de manutenção” nos ônibus que fazem a rota que utiliza. “Às vezes, é quase impossível subir no ônibus, já vi alguns acidentes, pessoas exprimidas nas portas ou o motorista se movimentando com as portas abertas. É um absurdo! Quase R,00, todo dia, para não ter nenhum conforto”, desabafa.

A reportagem procurou ouvir o Sindiônibus, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento dessa matéria.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Banco de Dados O POVO

Unidade de informação jornalística que mantém a guarda dos arquivos publicados no O POVO desde 1928.

Fale Conosco

E-mail: bancodedados@opovo.com.br
Tel: 85 3255.6142 ou 85 3255.6140

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias do Canal Acervo

Powered by Feedburner/Google