O ano era 2008, o dia, 27 de janeiro. A primeira disputa do ano do famoso clássico-rei da capital teve um atrativo extra ao torcedor. O confronto histórico entre os times do Ceará e Fortaleza ganhou traços de ineditismo graças à diretoria de ambos os times.
No estádio Castelão, as equipes rivais trouxeram à tona o seu passado histórico ao vestirem os jogadores com os uniformes da década de 1910, período em que os alvinegros eram conhecidos como Rio Branco e os tricolores eram chamados de Stella.
O Ceará entrou em campo com a camisa lilás, cor que era utilizada pelo Rio Branco Football Club no ano da sua fundação, em 1914. A camisa só se tornou alvinegra em 1915, quando o clube mudou o seu nome para Ceará Sporting Club.
Quanto ao Fortaleza, o time usou a camisa branca com uma estrela no peito, o uniforme tradicional do Stella, que funcionou até os anos de 1918. Os membros remanescentes fundaram o atual Fortaleza Esporte Clube.
As camisas “vintage” foram produzidas pelos fornecedores de material esportivo dos dois times. Na época, foram confeccionadas apenas duas mil camisas de cada clube.