data comemorativa 08/05/2017 - 14h06

Dia Nacional do Turismo: lugares para a próxima viagem

Para quem quer aproveitar os próximos feriados de 2017 ou as próximas férias do trabalho e dos estudos para viajar, são muitas as opções nacionais e, ainda, internacionais
notícia 0 comentários
Photobyphotoboy/shutterstock

Quem não gosta de viajar? E de toda a preparação que envolve pesquisar novos destinos, montar um roteiro e sonhar com os dias que estão por vir? E, à medida que o grande dia da viagem vai se aproximando, cresce também a ansiedade e a vontade de ver tudo aquilo ao vivo. Há quem goste de viagens para descansar ou para conhecer a história da cidade que está desbravando. Outros preferem programações badaladas, com bares e shows na agenda. Nesta segunda-feira, 8 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo e, pensando nisso, a equipe das Revistas O POVO separou algumas dicas de cidades para você que quer deixar Fortaleza por alguns dias nos próximos feriados ou nas próximas férias. Confira a lista abaixo, arrume as malas e boa viagem!

Foto: Marchello74/Shutterstock

Natal
Praias, dunas, passeios de bugue, mergulho, sombra e água fresca! A capital do Rio Grande do Norte oferece muitas opções para quem sai de Fortaleza, mas não abre mão de conhecer litorais e curtir a natureza de perto. Uma das praias mais badaladas da cidade, seja durante o dia ou à noite, é Ponta Negra, que tem o Morro do Careca - uma duna com 120 metros de altura - como seu cartão postal. Quem vai para Natal pode, também, aproveitar para conhecer outros destinos por perto. A 55 km da capital, no litoral norte, Maracajaú é famoso pelas formações de corais (parrachos) que formam piscinas onde é possível mergulhar e ver inúmeros peixes coloridos. O turismo no local, porém, é controlado, por se tratar de uma área de preservação ambiental. Quem vai para o litoral sul pode conhecer o vilarejo de Pipa, em um passeio de bugue que passa por várias outras praias.

Foto: Thiago Leite/Shutterstock

São Paulo
Ainda não conhece São Paulo? A cidade é uma ótima opção para quem gosta de vida agitada e programas culturais. São mais de 180 teatros, mais de 90 centros culturais, 110 museus, inúmeros bares, cinemas, restaurantes, cafés e sorveterias. Entre os principais pontos turísticos estão o Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand (Masp), a Pinacoteca, o Theatro Municipal, o Memorial da América Latina e o Cemitério da Consolação. Para quem gosta de parques e contato com a natureza, além do Parque do Ibirapuera, São Paulo tem também opções como o Jardim Botânico, o Parque da Luz e o Parque Trianon - entre muitos outros! O Parque Burle Max, por exemplo, foi projetado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx para integrar o jardim de uma casa, nunca concluída e habitada, projetada por Oscar Niemeyer. Claro que não pode faltar o tradicional passeio pelo Mercado Municipal para comer um sanduíche de mortadela ou o pastel de bacalhau.

Foto: Gary Yim/shutterstock

Buenos Aires
"Um pedacinho da Europa na América do Sul". É assim como muitos se referem à capital argentina. Um destino certo para quem gosta de gastronomia, arquitetura, música e cultura. Ao caminhar pelas  largas vias da Avenida 9 de Julio, a principal da cidade, chega-se ao Obelisco. Entrando na Avenida Rivadavia, chega-se à Casa Rosada, sede do governo federal. Para vivenciar história, pode-se visitar o boêmio San Telmo, um dos bairros mais antigos e uma das áreas mais bem preservadas da cidade. Nele se encontra a Plaza Dorrego, famosa por seus cafés e antiquários, e o Mercado de San Telmo. Já a livraria El Ateneo não pode faltar no roteiro dos apaixonados por literatura. Com acervo de mais de 120 mil livros, ela funciona em um antigo teatro do bairro Recoleta, construído em 1919 por Max Glücksman e cujas cúpula e varandas originais estão preservadas. Outros pontos turísticos ainda incluem o Café Tortoni, os bosques de Palermo, a Rua Caminito e o Museu Nacional de Belas Arte. E, claro, não vá embora sem conferir um show de Tango!

Foto: Sean Pavone/Shutterstock

Lisboa
Muitas histórias se escondem pelos prédios antigos da cidade portuguesa. Entre os passeios clássicos pela capital, está uma visita ao Mosteiro dos Jerônimos, localizado em Belém, cuja fachada tem mais de trezentos metros e onde estão os túmulos de Fernando Pessoa, Vasco da Gama e Luís de Camões. Ainda em uma rota tradicional, a Torre de Belém é um dos símbolos de Lisboa, cuja função à época que foi construída, no século XVI, era controlar a entrada no país pelo mar. Para conhecer teatros, cafés, galerias, no bairro Chiado há a rua Garret, polo intelectual nos anos 1920 e cheia de prédios em estilo Art Nouveau, que hoje traz opções como o Café A Brasileira e a Livraria Bertrand. Perto de lá, a praça Luís de Camões separa Chiado do Bairro Alto e abriga o Consulado do Brasil. Na cidade, há também opções de parques e jardins para momentos de descanso ou para se fazer um piquenique. Alguns deles são o Vale do Silêncio, o Parque Florestal de Monsanto,  a Quinta das Conchas e o Jardim da Tapada das Necessidades - que teria inspirado Monet a pintar o quadro "Almoço na Relva".

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS