Destinos Exóticos 21/02/2017 - 15h02

Conheça seis lugares pouco conhecidos pelo Brasil

O Brasil oferece diversas opções para quem gosta de viajar variando sempre os destinos. E, no País, ainda existem lugares pouco conhecidos que podem surpreender
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19007, 'email': 'lucianasantos@opovo.com.br', 'nome': 'Lua Santos'})
Lua Santos lucianasantos@opovo.com.br
Shutterstock

O Brasil é um país imenso, com destinos já bem conhecidos, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e suas cidades históricas, Cataratas do Iguaçu e Amazônia. Na contramão, temos ainda lugares pouco explorados que valem a pena serem visitados.

Confira abaixo uma listinha feita pelo Skyscanner com seis desses destinos mais diferentes e programe-se!

Anavilhanas – AM
Admita que você praticamente nunca ouviu falar desse verdadeiro labirinto verde de floresta amazônica, entrecortado pela cor escura dos braços do Rio Negro. Pois bem,  o belo arquipélago fluvial de Anavilhanas fica localizado no Amazonas, entre os municípios de Manaus e Nova Airão.

A região está sob proteção do Parque Nacional de Anavilhanas que, além de preservar a floresta, incentiva a pesquisa científica e o turismo sustentável na região. Lá, é possível percorrer trilhas por entre a floresta amazônica, passear de barco, mergulhar com os botos e conhecer comunidades ribeirinhas. Entre setembro e fevereiro, época seca, pode-se encontrar belas praias que emergem no leito do rio. Já entre março e agosto, época chuvosa, é possível percorrer as trilhas por entre a floresta alagada a bordo de um barquinho.

Ilha do Algodoal – PA
Também na região amazônica, a Ilha do Algodoal fica no noroeste do Pará e é conhecida por sua tranquilidade e, claro, por suas belezas naturais. A simpática vila tem pousadinhas rústicas e ruas de chão batido, que ganham um charme a mais com suas coloridas charretes.

Dentre as atividades que o lugar oferece, há passeios por mangues, andar de canoa ou mesmo trilhas ecológicas. Dentre suas belas praias, destaca-se a Praia da Princesa. Na época da cheia, formam-se várias lagoas de água doce entre as dunas da praia, um espetáculo à parte. À noite, sempre há festa com músicas e ritmos brasileiros.

Cânion do Rio Poty - PI e CE
Que tal aproveitar uma maravilha natural sem precisar ir muito longe do Estado? O Cânion do Rio Poty fica localizado entre os estados do Piauí e do Ceará, e é bem pouco visitado. As belas paisagens são procuradas por viajantes que curtem ficar em contato com a natureza.

Os paredões de rocha que acompanham o rio têm até 60 metros de altura e foram moldados durante milhares de anos pela correnteza, criando cavernas e dando formatos incríveis para as pedras. Em função de toda a riqueza paleontológica do local, está sendo estudada a possibilidade de criação de dois parques nacionais nessa região.

Monte Roraima – RR
Para quem gosta de misticismo e mistério, o Monte Roraima reúne todas essas características, além de muita beleza. Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, ele tem 2.875 metros de altura. Trata-se de uma formação rochosa milenar conhecida como tepui, ou seja, um monte no formato de mesa, típico da savana venezuelana. Quem quiser conhecer o Monte tem que ter, antes de tudo, espírito aventureiro. A escalada exige foco para encarar temperaturas que variam dos 5°C aos 35°C e para montar acampamentos em lugares selvagens. 

A paisagem é de tirar o fôlego, e as cachoeiras, rios, vegetação e esculturas naturais nas pedras surpreendem os viajantes. A melhor época para explorar a região é na estação de seca, de setembro a março. O trekking só é permitido com auxílio de guias.

Pancas – ES
Um verdadeiro paraíso para o turismo de aventura. Pancas fica a 180 Km de Vitória e é conhecida por ser porta de entrada para o Monumento Natural dos Pontões Capixabas, a cidadezinha é cercada por montes e montanhas com os mais curiosos e variados formatos.

Lá, há rampas de voo livre, trilhas, cachoeiras e inúmeras atividades de ecoturismo e turismo de aventura. A cada passeio, uma paisagem diferente se revela para os visitantes. A dica é conhecer a Rampa de Voo Livre Clementino Izoton, conhecida também como Rampa da Colina; e os "mirantes" da Pedra do Camelo, cartão-postal da cidade; Pedra da Agulha; Pedra do Leitão; e Pedra da Gaveta.

Parque Estadual de Vila Velha – PR
Conhecido por ser o principal atrativo natural da cidade de Ponta Grossa, o parque está localizado na região dos Campos Gerais do Paraná, a 92 km de Curitiba. A reserva protege fauna e flora nativas e tem formações rochosas surpreendentes.

Parque de Vila Velha conta com três áreas de visitação: os Arenitos, formações rochosas peculiares em formatos de taça, camelo, etc.; as Furnas, grandes crateras com água no fundo (provenientes de um lençol freático), que lembram os cenotes mexicanos; e a Lagoa Dourada, cujas águas se tornam douradas nos finais de tarde. É necessário pagar cerca de R$ 18 para entrar nas três atrações. As trilhas são de nível fácil e é obrigatório ter acompanhamento de guia do parque.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS