Natureza 26/01/2017 - 14h17

Parques nacionais perfeitos para se aventurar na natureza

A riqueza da fauna e da flora brasileira atrelada a atividades radicais e emocionantes. Conheça alguns parques nacionais que você precisa visitar
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18779, 'email': 'larissaviega@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Viegas'})
Larissa Viegas larissaviega@opovo.com.br
Divulgação / Shutterstock

Que tal a sua próxima viagem ser para um parque nacional? Ricas em belezas naturais, essas reservas ambientais brasileiras proporcionam não só o contato com a flora e a fauna, mas também possibilitam a prática de atividades como trekking, caiaque, voo panorâmico, mergulhos em lagos e cachoeiras e muito mais. Confira alguns destinos para visitar no verão:

Parque Nacional da Chapada Diamantina - Bahia
Principais atrações:
- Cânions
- Cachoeiras
- Grutas
- Lagoas de água cristalina

 

Fãs de trilha e esportes radicais como canoagem, escaladas e rapel veem a Chapada Diamantina como um paraíso. Na lista das atrações está a Cachoeira da Fumaça, com 360 m e na lista das maiores do País. Também é imperdível a visita à Gruta da Pratinha, que lembra uma praia calma, permitindo inclusive nadar com cardumes. Não deixe de ir também nas cavernas com lagos cristalinos e tons de azul, como a do Poço Azul e Encantado. Sempre verifique as melhores datas para a viagem e aproveite a flora, com flores únicas do mundo. E tenha certeza: no final do dia há sempre um maravilhoso pôr do sol.

Parque Nacional da Anavilhanas - Amazonas
Principais atrações:
- Voo panorâmico
- Trilhas terrestres
- Trilhas aquáticas
- Mergulho com botos

Criado com o objetivo de preservar as ilhas fluviais de Anavilhanas e suas diversas formações florestais, o Parque é um centro de pesquisa científica, além de conservar a Amazônia por meio de ações de educação ambiental e turismo sustentável. Uma das atrações é o mergulho com botos-vermelhos, onde o visitante fica em uma plataforma submersa em contato direto com os animais.

Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro
Principais atrações:
- Trilhas
- Ruínas
- Cachoeiras
- Monumentos nacionais


Em pleno centro da capital carioca está a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem. O parque nacional mais visitado do Brasil recebe, entre estrangeiros e brasileiros, três milhões de visitantes por ano. Há diversas opções de lazer no parque, como piqueniques, voo livre, escalada e trilhas. Lá também estão pontos turísticos famosos, como o Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, a Pedra da Gávea, a Vista Chinesa, as Paineiras e o Parque Lage.

Parque Nacional da Araguaia - Tocantins
Principais atrações:
- Cachoeiras
- Reservas indígenas
- Praias de água doce
- Fauna e flora diversificada

Oficializado na década de 1950 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a região foi “descoberta” durante uma exploração para a construção de um presídio. O Parque ocupa uma faixa de transição de Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal e, por conta disso, abriga espécies da fauna dos três biomas.

Parque Nacional da Serra da Canastra - Minas gerais
Principais atrações:
- Trilhas
- Fauna e flora
- Cachoeira
- Monumentos nacionais

A serra ganha esse nome devido ao seu formato, que lembra um baú antigo. No parque há espécies de lobo-guará, tamanduá bandeira, veado campeiro e gaviões, além de espécies ameaçadas de extinção, como o pato mergulhão e o tatu canastra. A flora é rica e marcada por espécies do cerrado. As nascentes também marcam o Parque, como a do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas. Lá também está a Casca d’Anta, com 186 metros de altura.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - Maranhão
Principais atrações:
- Dunas
- Água cristalina
- Trilhas
- Voo panorâmico

Um dos mais bonitos do País, o Parque é marcado por seus quilômetros de dunas brancas e lagoas de água doce. Para aproveitar tudo, recomenda-se uma semana de viagem. Além das lagoas principais, procure uma agência especializada para garantir uma aventura completa. Não deixe de visitar também a capital São Luis, seu centro histórico e suas comidas típicas.

Parque Nacional do Iguaçu - Paraná

Principais atrações:
- Cataratas
- Fauna e flora
- Trilhas
- Passeio de barco

As mais de 270 quedas d’água, que chegam a 90 metros de altura, está entre as principais atrações do Parque, um dos destinos brasileiros mais visitados pelos estrangeiros. É possível aproveitá-lo tanto nas passarelas de dão acesso às quedas quanto durante os passeios de bote. A região também tem sítios arqueológicos e, nas proximidades das Cataratas do Rio Iguaçu está o Parque das Aves, uma propriedade privada com 16 hectares de mata nativa e mais de 800 espécies de aves.

Parque Nacional do Monte Roraima - Roraima
Principais atrações:
- Escalada
- Cachoeira
- Trilhas
- Reservas indígenas

Localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, é possível visitá-lo com autorização prévia do Ibama. O monte que dá nome ao parque é a maior atração e é chamado pelos povos nativos do Brasil e da Venezuela de “A Casa de Macunaíma”. Por conta das chuvas frequentes, ele é rico em rios e lago e abriga a maior queda d’água do mundo, a cachoeira Salto Angel, com quase um quilômetro de altura.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS