DUAS RODAS 12/06/2017 - 18h34

Bicicleta completa 200 anos: conheça tipos da "magrela"

Versátil, a bike pode ser utilizada como meio de transporte, para lazer ou como esporte. Saiba as diversidades e escolha a sua
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19136, 'email': 'liarodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Lia Rodrigues'})
Lia Rodrigues liarodrigues@opovo.com.br
Foto: Maksim Vostrikov/Shutterstock

Nesta segunda, 12 de junho, a bicicleta completa 200 anos. Em 1817, o alemão Karl Drais construía a primeira bicicleta do mundo, batizada como "draisiana" em homenagem ao seu inventor. A draisiana foi o primeiro veículo de duas rodas em linha reta, que era movido pelo condutor por meio de empurrões com os pés contra o solo, alternando as pernas. Para controlar o veículo, o condutor utilizava uma alavanca que lhe permitia a possibilidade de mudar a direção da roda dianteira.

Se você está pensando em entrar para o mundo das bikes, é importante saber que, antes de comprar a sua bicicleta, é necessário estar atento a alguns fatores para escolher o modelo certo. "Muita gente, quando vai começar [a pedalar] ou mesmo quem já sabe e vai comprar uma bicicleta, imagina que é uma escolha simples, que são todas iguais. Na verdade, existem muitas características, muitos tipos de bicicleta diferente", explica o engenheiro civil Felipe Alves, ciclista desde a infância.

De acordo com Alves, uma recomendação é que a pessoa saiba qual vai ser o uso da bicicleta antes de comprá-la. "Tem gente que quer apenas para lazer no fim de semana, tem gente que quer só para ir a passeios, tem gente que quer para treinar como um esporte e tem gente que quer para o uso urbano - para ir ao trabalho, à escola, à faculdade. Dependendo do que você queira, a bicicleta mais adequada vai ser diferente, seja uma bicicleta com essa finalidade específica ou um modelo que permita uma gama maior de usos, mas que não seja tão bom para nenhum uso específico”, afirma.

Outro ponto importante é que existem tamanhos variados das peças da bici, seja o diâmetro da roda ou o tamanho do quadro. Portanto, a pessoa deve estar atenta para escolher um tamanho que seja adequado às suas características físicas. As Revistas O POVO trazem, com informações do site Núcleo Bike, cinco dos tipos mais comuns de bicicleta para te ajudar a escolher sua nova companheira e sair pedalando por aí.

Tipos de bicicleta

Foto: connel/Shutterstock

URBANA
Como o próprio nome já diz, são as bicicletas mais indicadas para quem vai pedalar na cidade em um passeio ou como meio de transporte, seja nas ruas, nas ciclovias, ciclofaixas ou no parque. Tem pneus mais finos e sem cravos, proporciona maior estabilidade e itens como bagageiro, por exemplo. As bikes urbanas podem ser encontradas em modelos específicos para mulheres - em geral, equipadas com cestas fixas no guidão e quadro com desenho diferente, que possibilita o uso de saia pelas ciclistas.

Foto: reprodução/site A Vida de Bicicleta

DOBRÁVEL

Também indicada para uso urbano, esse tipo de bicicleta pode ser dobrada e guardada sem ocupar muito espaço, como no porta-malas do carro. O transporte da bike dobrável também é mais fácil. Ela pode ser embarcadas em ônibus, trens, metrôs e aviões. Assim como as urbanas, a dobrável é mais lenta e menos eficaz nas subidas do que as bicicletas convencionais.
Foto: Buld/Shutterstock

FIXA
É uma adaptação das bicicletas de velódromo para as ruas. Sua principal característica é que ela não possui roda livre: a roda traseira gira e os pedais também giram, para a frente e para trás. Para andar nesse tipo de bicicleta, é necessário pedalar sempre, não sendo possível parar de pedalar e ir "na banguela". O freio, em alguns casos, é apenas dianteiro e a frenagem pelo travamento dos pedais com as pernas. O controle da velocidade é feito pelo ritmo das pedaladas. É uma bicicleta leve e não possui marcha.
Foto: inigocia/Shutterstock

MOUNTAIN BIKE
Esse tipo de bicicleta, também conhecida como MTB, é uma das mais populares no Brasil. É indicada para o uso em qualquer terreno, especialmente para fazer trilhas em terrenos acidentados, estradas de terra, neve e lama. Seus pneus são largos e com cravos, que conferem maior estabilidade em terrenos irregulares e na lama. Podem ser equipadas com sistema de amortecimento, suspensão dianteira, dianteira e traseira, rígida (sem suspensão) e câmbio de até 27 marchas.
Foto: steamroller_blues/Shutterstock

SPEED
São as bicicletas apropriadas para velocidade, usadas em corridas - leves e desenvolvem boa velocidade na estrada e no asfalto. Seus pneus são finos e com alta pressão para diminuir a aderência com o solo e proporcionar mais velocidade.

espaço do leitor
alcindo duarte 14/06/2017 15:59
Grande BICICLETA, um meio de bom e barato que o governo deveria dar mais condições para todos brasileiros ter sua bicicleta
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS